Sumários

Elementos da experiência de utilização. Estrutura. Arquitetura de informação.

13 Outubro 2016, 16:30 Carlos Duarte

Estrutura da experiência de utilização

Desenho de interação
  • Modelos conceptuais
  • Gestão de erros
Arquitetura de informação
  • Definição
  • Desafios
  • Importância
  • Necessidades de informação
  • Comportamentos de procura de informação
  • Anatomia da arquitetura de informação
    • Top-down vs bottom-up
  • Sistemas de organização
    • Desafios
    • Esquemas de organização: exatos, ambíguos
    • Estruturas de organização. Taxonomias. Bases de dados. Hipertexto. Classificação social
  • Sistemas de etiquetagem
    • Categorias: textuais, gráficas
    • Desenho de etiquetas.


Definição dos projetos

6 Outubro 2016, 18:30 Carlos Duarte

Especificação dos objetivos do projeto de cada grupo de trabalho.


User Experience

6 Outubro 2016, 16:30 Carlos Duarte

Experiência de utilização:

  • Âmbito
  • Da usabilidade à experiência de utilização
  • Definições
  • Elementos da experiência de utilização

Framework para caracterização da Experiência de Utilização

  • Estratégia
    • Objetivos do produto
    • Necessidades dos utilizadores
  • Âmbito
    • Requisitos
    • Especificações funcionais
    • Requisitos de conteúdo
    • Ordenação dos requisitos



Apresentação dos temas selecionados para os trabalhos práticos

29 Setembro 2016, 18:30 Carlos Duarte

Temas apresentados

  • Interface para sistema AAL
  • Interface para fornecedores de serviço TV
  • Temas propostos pelos alunos


Perspectiva histórica dos sistemas hipermédia

29 Setembro 2016, 16:30 Carlos Duarte

As origens: 

  • Memex
  • Xanadu
  • NLS/Augment

Sistemas de referência: 

  • KMS
  • Hyperties
  • Intermedia
  • Notecards
  • Guide
  • Hypercard

Adoção generalizada: Internet