Sumários

Debate 'Does Evolutionary Theory need a re-think?' -aula por videoconferência Zoom

16 Abril 2020, 17:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Breve conversa com os alunos com ponto da situação das actividades envolvidas na componente teórico-prática da disciplina.

Explicação das alterações nas actividades planeadas para a aula 7 das TPs, incluindo a sua avaliação.
Apresentação histórica da polémica no seguimento às críticas ao 'reducionsmo' versus 'perspectiva holistica' entre Richard Lewontin versus Richard Dawkins (artigos disponiveis na página Moodle 'Lewontin.pdf' e 'Dawkins.pdf'.
O debate na actualidade re-lançado pelo artigo publicado na revista Nature em 2015 (disponível na página Moodle da disciplina)
Breve apresentação da estrutura do artigo e argumentos do 'Sim' e do 'Não'.
Explicação do exercício do texto a escrever pelos grupos de alunos sobre a sua 'posição' nesse debate.


Seleção 2

16 Abril 2020, 15:30 Maria Manuela Gomes Coelho de Noronha Trancoso

Seleção dependente da frequência: positiva e negativa. Exemplos. 

Seleção disruptiva. Polimorfismo multi-nicho. Exemplo.

Exemplos de estudos de seleção natural na natureza.

Aula lecionada através do Zoom-Colibri.


Debate 'Does Evolutionary Theory need a re-think?' -aula por videoconferência Zoom

15 Abril 2020, 17:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Breve conversa com os alunos com ponto da situação das actividades envolvidas na componente teórico-prática da disciplina.

Explicação das alterações nas actividades planeadas para a aula 7 das TPs, incluindo a sua avaliação.
Apresentação histórica da polémica no seguimento às críticas ao 'reducionsmo' versus 'perspectiva holistica' entre Richard Lewontin versus Richard Dawkins (artigos disponiveis na página Moodle 'Lewontin.pdf' e 'Dawkins.pdf'.
O debate na actualidade re-lançado pelo artigo publicado na revista Nature em 2015 (disponível na página Moodle da disciplina)
Breve apresentação da estrutura do artigo e argumentos do 'Sim' e do 'Não'.
Explicação do exercício do texto a escrever pelos grupos de alunos sobre a sua 'posição' nesse debate.


Debate 'Does Evolutionary Theory need a re-think?' -aula por videoconferência Zoom

15 Abril 2020, 11:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Breve conversa com os alunos com ponto da situação das actividades envolvidas na componente teórico-prática da disciplina.

Explicação das alterações nas actividades planeadas para a aula 7 das TPs, incluindo a sua avaliação.
Apresentação histórica da polémica no seguimento às críticas ao 'reducionsmo' versus 'perspectiva holistica' entre Richard Lewontin versus Richard Dawkins (artigos disponiveis na página Moodle 'Lewontin.pdf' e 'Dawkins.pdf'.
O debate na actualidade re-lançado pelo artigo publicado na revista Nature em 2015 (disponível na página Moodle da disciplina)
Breve apresentação da estrutura do artigo e argumentos do 'Sim' e do 'Não'.
Explicação do exercício do texto a escrever pelos grupos de alunos sobre a sua 'posição' nesse debate.


Debate 'Does Evolutionary Theory need a re-think?' -aula por videoconferência Zoom

7 Abril 2020, 16:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Breve conversa com os alunos com ponto da situação das actividades envolvidas na componente teórico-prática da disciplina.

Explicação das alterações nas actividades planeadas para a aula 7 das TPs, incluindo a sua avaliação.
Apresentação histórica da polémica no seguimento às críticas ao 'reducionsmo' versus 'perspectiva holistica' entre Richard Lewontin versus Richard Dawkins (artigos disponiveis na página Moodle 'Lewontin.pdf' e 'Dawkins.pdf'.
O debate na actualidade re-lançado pelo artigo publicado na revista Nature em 2015 (disponível na página Moodle da disciplina)
Breve apresentação da estrutura do artigo e argumentos do 'Sim' e do 'Não'.
Explicação do exercício do texto a escrever pelos grupos de alunos sobre a sua 'posição' nesse debate.