Sumários

‘Evolucionismo vs. Criacionismo’: debate ('role play')

27 Abril 2018, 09:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Debate 'Evolucionismo versus Criacionismo': 'role play', com parte da turma a 'defenderem' uma posição criacionista, de modo a suscitar reflexão sobre tipos de argumentos e diversidade de linhas criacionistas, e respostas a dar.


‘Evolucionismo vs. Criacionismo’: debate ('role play')

27 Abril 2018, 09:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Debate 'Evolucionismo versus Criacionismo': 'role play', com parte da turma a 'defenderem' uma posição criacionista, de modo a suscitar reflexão sobre tipos de argumentos e diversidade de linhas criacionistas, e respostas a dar.


‘Evolucionismo vs. Criacionismo’: debate ('role play')

26 Abril 2018, 17:00 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Distribuição dos capítulos da 'Origem das Espécies' pelos grupos de estudantes.

Debate 'Evolucionismo versus Criacionismo': 'role play', com parte da turma a 'defenderem' uma posição criacionista, de modo a suscitar reflexão sobre tipos de argumentos e diversidade de linhas criacionistas, e respostas a dar.


Conflitos genéticos 2

26 Abril 2018, 15:30 Maria Manuela Gomes Coelho de Noronha Trancoso

Revisão da aula anterior. “Segregation distorters” e os t-haplótipos em ratinhos. Outros exemplos noutras espécies. A meiose como meio de evitar estes genes “egoístas”. Conflitos entre diferentes níveis de selecção – o caso das doenças com origem na idade paterna, por exemplo:  achondroplasia, síndromes de Apert, de Crouzon/Pfeiffer, Muenke, de Costello, de Noonan, e a neoplasia endócrina múltipla 2B. Demonstração experimental no caso da neoplasia endócrina múltipla 2B: hotspots versus selecção natural entre células precursoras de espermatozóides. Aula leccionada pelo Prof. Francisco Dionísio.


‘Evolucionismo vs. Criacionismo’: debate ('role play')

24 Abril 2018, 16:30 Margarida Maria Demony de Carneiro Pacheco de Matos

Distribuição dos capítulos da 'Origem das Espécies' pelos grupos de estudantes.

Debate 'Evolucionismo versus Criacionismo': 'role play', com parte da turma a 'defenderem' uma posição criacionista, de modo a suscitar reflexão sobre tipos de argumentos e diversidade de linhas criacionistas, e respostas a dar.