Métodos de Ensino e Avaliações
1. Provas Teóricas (30-50%) Objetivo: Avaliar o conhecimento conceptual dos estudantes sobre os temas abordados nas aulas teóricas. Formato: Provas dissertativas, múltipla escolha ou questões de interpretação de casos, onde o aluno precisa demonstrar capacidade de análise. Foco: Perguntas que exijam a aplicação de conceitos teóricos a problemas ambientais, interpretação de dados sobre interações microbianas e ciclos biogeoquímicos. 2. Projetos de resolução de problemas (20-40%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de aplicar conceitos e técnicas da disciplina para resolver problemas reais. Formato: Desenvolvimento de um projeto de investgção em grupo ou individual. O projeto deve culminar em um relatório final ou apresentação. 3. Apresentações Orais e Seminários (10-25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos em comunicar e discutir temas científicos, especialmente a interpretação de artigos científicos e resultados de investigação. Formato: Apresentações individuais ou em grupo sobre temas específicos 4. Estudos de Caso e Discussões (10-25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento teórico a cenários reais e propor soluções baseadas em microbiologia e engenharia de ecossistemas. Formato: Discussão de estudos de caso, onde os alunos devem analisar um problema ambiental (como contaminação de solo ou água) e sugerir abordagens biotecnológicas para resolver o problema. Exemplo: Análise de um estudo de caso sobre a restauração de um ecossistema contaminado usando biorremediação ou tratamento biológico de resíduos. 5. Participação em Aulas e Discussões (5-10%) Objetivo: Incentivar a interação nas aulas e discussões. Formato: Avaliação baseada na participação ativa dos alunos nas aulas, incluindo perguntas, discussões em grupo, e contribuições para debates sobre artigos ou estudos de caso. Exemplo: Contribuição com perguntas relevantes durante seminários ou discussões em grupo sobre soluções para problemas ecológicos. 6. Autoavaliação e Avaliação por Pares (Opcional) Objetivo: Promover a reflexão crítica sobre o desempenho individual e do grupo, bem como a capacidade de dar e receber feedback construtivo. Formato: Os alunos são solicitados a avaliar seu próprio desempenho em projetos e trabalhos de grupo, bem como a avaliar seus colegas, considerando a contribuição de cada membro para o sucesso da atividade. Exemplo: Autoavaliação ao final de um projeto em grupo sobre a eficácia do trabalho colaborativo e a contribuição individual para a solução proposta.