Sumários

Isótopos Estáveis II

5 Dezembro 2017, 16:00 Mário Abel Carreira Gonçalves

Isótopos estáveis: paleotemperaturas e ciclo da água. Fraccionação isotópica de 18O no ciclo da água. Efeito isotópico na água do mar resultante da acumulação dos gelos polares. Sinal da temperatura e dos gelos: registos nas populações de foraminíferos planctónicos e bentónicos. Registo isotópico nas águas meteóricas: efeito da latitude (linha de Craig); sistemas hidrotermais. Isótopos e o registo paleoclimático. Isótopos de enxofre. Gamas de fraccionação isotópica inorgânica e biológica. Assinatura isotópica em diversos ambientes magmático-hidrotermais. Fraccionação independente da massa: evidências para uma atmosfera pobre em oxigénio no passado.


Especiação e Complexação em Superfícies

28 Novembro 2017, 17:30 Mário Abel Carreira Gonçalves

Exercícios de especiação e complexação de superfícies minerais.


Isótopos Estáveis I

28 Novembro 2017, 16:00 Mário Abel Carreira Gonçalves

Isótopos estáveis. Razões isotópicas e factores de fraccionação: notação delta. Espectrómetros de massa: medição dos isótopos. Isótopos estáveis de O e H. Variação natual nos diferentes reservatórios geológicos. Mecanimos de fraccionação isotópica: equilíbrio, cinéticos, biológicos e independentes da massa. Memória isotópica. Fraccionação isotópica: destilação de Rayleigh.


Complexação em Superfícies

21 Novembro 2017, 17:30 Mário Abel Carreira Gonçalves

Exercícios em PHREEQC sobre complexação em superfícies.


Complexação em Superfícies II

21 Novembro 2017, 16:00 Mário Abel Carreira Gonçalves

As superfícies dos minerais. Métodos de determinação da especiação e aquisição de carga eléctrica das superfícies minerais: Titulação e mobilidade electroforética. Modelação da complexação em superfícies: constante de equilíbrio aparente, intrínseca e o factor de Boltzman. Modelos da interface água-mineral. A camada difusa, capacitância constante, camada dupla e camada tripla. Modelação de titulação de suspensões minerais. O papel da matéria orgânica: ácidos fúlvicos e húmicos; o modelo WHAM. A importância da adsorção nos processos de retenção e dispersão de metais.