Sumários

8ª Aula

22 Abril 2022, 09:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Devido à alteração dos factores atmosféricos, com chuva intensa prevista para a região de Vialonga a aula DE Geologia de Campo I desenrolou-se no Gabinete.
Estudo de reconstituições palinspática com exemplos tráticos de mapas. Observação e comparação da Folha da Carta Geológica de Loures dos anos de 1944, 1981 e de 2011. Comparação com os limites observados no campo, pelos vários grupos. Demonstração de que a última carta geológica não é objectivamente a mais precisa (na região em estudo) com limites desfasados da realidade e faltas de corpos geológicos, que estavam presentes por exemplo na carta de 1944. Reconstituições geológicas de estruturas do CVLM e compreensão da delimitação de limites entre os CM e CC.


Continuação do trabalho de campo na área de Fanhões (Loures)

13 Abril 2022, 09:00 Filipe Medeiros Rosas

Geotransversal N-S na zona central da área de trabalho: cartografia de uma dobra vergente para sul, com possível ruptura por falha (inversa-direita) do seu flanco curto. Cortes geológicos interpretativos com base nas observações/medições das estruturas observadas no campo; relação com os sub-sectores adjacentes e discussão.


7ª Aula - 4ª de Campo

8 Abril 2022, 09:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Visita especial à Pedreira de Basaltos da Moita Ladra (empresa Alves Ribeiro), depois de contactos com o Eng. Nuno Neves e com uma autorização especial para observar a pedreira, foram vistos aspectos muito especiais dos desmontes da Pedreira. Disjunções em lajes, prismáticas e em bolas, aspectos de alterações hidrotermais e depois de medidos os eixos de desenvolvimento dos prismas foram anotadas as possibilidades de basculamentos ocorridos após a intrusão do Complexo Vulcânico de Lisboa-Mafra. Observação de minerais como a paligorskite (cartão de montanha), o epídoto, anfibolas, zeólitos etc. Observação da falha (sensivelmente de direcção N-S) que constitui o bordo W do bloco onde está intruido o aparelho vulcânico da Moita Ladra. Observação de estrias e dos critérios cinemáticos que nos permitem afirmar que a movimentação deste acidente tectónico é em regime esquerdo. Continuação e observação do bordo E desta pedreira. Observação dos arenitos em contacto com CVLM e calcários margosos, o que evidencia um desligamento direito com deslocamento de alguns quilómetros.
Pedreria de Calcários da Moita Ladra - observação de planos de falha, estrias e componentes obliquas. Projecções estereográficas com pouco pormenor mas com o suficiente para deduzir as componentes horizontal e vertical de algumas dessas falhas.


Continuação do trabalho de campo em Fanhões

8 Abril 2022, 09:00 Filipe Medeiros Rosas

Geo-transversal N-S no limite Oeste da área de estudo. Reconhecimento de uma falha com base em critério cartográfico geral (incluindo observação de gabinete em fotografia aérea - base GoogleEarth) e com base em observações no campo. Reconhecimento de uma estrutural localizada correspondente a uma dobra em antiforma vergente para Sul, com um flanco inverso possivelmente alinhado com uma falha inversa-direita). Realização de um bloco diagrama interpretativo de toda a estrutura e de diversos cortes geológicos esquemáticos (N-S). Discussão.


Segunda aula de campo

1 Abril 2022, 09:00 Filipe Medeiros Rosas

Geo-transversal num sector chave com observação da repetição da sequencia estratigrafia em monoclinal (margas, calcários e CVL). Discussão e esquematização de diferentes hipóteses de interpretação.


Cartografia de duas chaminés vulcânicas ("plugs") no sector NE da área de trabalho. Observação de inclinações anómalas nas margas encaixastes, com inclinações centrípetas, i.e., para o interior de uma das chaminés, Discussão e esquematização de possíveis hipóteses de interpretação para o padrão cartográfico observado.