Sumários
22 Abril 2022, 09:00
•
Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Devido à alteração dos factores atmosféricos, com chuva intensa prevista para a região de Vialonga a aula DE Geologia de Campo I desenrolou-se no Gabinete.
Estudo de reconstituições palinspática com exemplos tráticos de mapas. Observação e comparação da Folha da Carta Geológica de Loures dos anos de 1944, 1981 e de 2011. Comparação com os limites observados no campo, pelos vários grupos. Demonstração de que a última carta geológica não é objectivamente a mais precisa (na região em estudo) com limites desfasados da realidade e faltas de corpos geológicos, que estavam presentes por exemplo na carta de 1944. Reconstituições geológicas de estruturas do CVLM e compreensão da delimitação de limites entre os CM e CC.
13 Abril 2022, 09:00
•
Filipe Medeiros Rosas
Geotransversal N-S na zona central da área de trabalho: cartografia de uma dobra vergente para sul, com possível ruptura por falha (inversa-direita) do seu flanco curto. Cortes geológicos interpretativos com base nas observações/medições das estruturas observadas no campo; relação com os sub-sectores adjacentes e discussão.
8 Abril 2022, 09:00
•
Filipe Medeiros Rosas
Geo-transversal N-S no limite Oeste da área de estudo. Reconhecimento de uma falha com base em critério cartográfico geral (incluindo observação de gabinete em fotografia aérea - base GoogleEarth) e com base em observações no campo. Reconhecimento de uma estrutural localizada correspondente a uma dobra em antiforma vergente para Sul, com um flanco inverso possivelmente alinhado com uma falha inversa-direita). Realização de um bloco diagrama interpretativo de toda a estrutura e de diversos cortes geológicos esquemáticos (N-S). Discussão.
8 Abril 2022, 09:00
•
Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Visita especial à Pedreira de Basaltos da Moita Ladra (empresa Alves Ribeiro), depois de contactos com o Eng. Nuno Neves e com uma autorização especial para observar a pedreira, foram vistos aspectos muito especiais dos desmontes da Pedreira. Disjunções em lajes, prismáticas e em bolas, aspectos de alterações hidrotermais e depois de medidos os eixos de desenvolvimento dos prismas foram anotadas as possibilidades de basculamentos ocorridos após a intrusão do Complexo Vulcânico de Lisboa-Mafra. Observação de minerais como a paligorskite (cartão de montanha), o epídoto, anfibolas, zeólitos etc. Observação da falha (sensivelmente de direcção N-S) que constitui o bordo W do bloco onde está intruido o aparelho vulcânico da Moita Ladra. Observação de estrias e dos critérios cinemáticos que nos permitem afirmar que a movimentação deste acidente tectónico é em regime esquerdo. Continuação e observação do bordo E desta pedreira. Observação dos arenitos em contacto com CVLM e calcários margosos, o que evidencia um desligamento direito com deslocamento de alguns quilómetros.
Pedreria de Calcários da Moita Ladra - observação de planos de falha, estrias e componentes obliquas. Projecções estereográficas com pouco pormenor mas com o suficiente para deduzir as componentes horizontal e vertical de algumas dessas falhas.
1 Abril 2022, 09:00
•
Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Trabalho autónomo dos Alunos na área de Vialonga - desde a zona Norte vg Serves até à zona Sul da Pedreira de Moita Ladra.