Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A unidade curricular funcionará numa tipologia de aulas teórico-práticas, com uma carga horária de 4 horas por semana, divididas tipicamente entre 2 horas de aulas teóricas e 2 horas de aulas teórico-práticas por semana, num total de 14 semanas de aulas. Haverá ainda uma visita de campo para discussão prática e em situação real dos conceitos apreendidos nas aulas. A avaliação consistirá num trabalho escrito de pesquisa bibliográfica sobre um dos temas lecionados. Este trabalho será posteriormente apresentado oralmente e discutido na classe. A avaliação será complementada por um teste escrito global que cobrirá todos os tópicos apresentados nas aulas. Pretende-se com estas metodologias expor os alunos aos principais conceitos teóricos da Gestão da Fauna Silvestre, devidamente enquadrados pelas estratégias globais da conservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, assim como estimular a discussão e utilização destes conhecimentos em estudos de caso reais. Os conceitos teóricos serão amplamente discutidos em aulas teórico-práticas durante as quais se estimulará a capacidade crítica dos alunos para inter-relacionar e aplicar os conceitos em estudos de caso reais. Com a visita de estudo a uma propriedade agro-florestal, pretende-se também que os alunos tenham contacto com uma situação de gestão real com aplicação, no dia a dia, dos conceitos leccionados em sala de aula. Os alunos terão assim oportunidade de observar e discutir no campo os conteúdos programáticos da Unidade Curricular. Relativamente à metodologia proposta para avaliação, esta visa, por um lado, avaliar a capacidade de escrita, síntese e compilação de conhecimentos através de pesquisa bibliográfica (trabalho escrito) e, por outro, avaliar a capacidade de argumentação e resposta dos alunos, assim como a solidez do conhecimento apreendido, através da apresentação oral do trabalho para a classe. O teste escrito visa avaliar a correcta apreensão dos principais conceitos leccionados. As metodologias adoptadas, quer de ensino quer de avaliação, visam assim cumprir os principais objectivos que são propostos: aquisição de conhecimentos sólidos sobre ecologia, conservação e gestão da fauna silvestre, sua relação com os conceitos de biodiversidade e serviços dos ecossistemas e principais instrumentos de conservação disponíveis para promover a gestão sustentável da fauna silvestre e da biodiversidade.