Sumários

Aula T11

21 Abril 2021, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula via zoom.

Praias: conceito, limites e domínios/conteúdos  morfossedimentares principais: praia submarina e subaérea. Bancos de rebentação e de espalho (sistemas de lomba-canal). Face de praia, bermas, cristas e escarpas. Leques de galgamento.

A morfodinâmica de praias. Variabilidade sazonal. Reversibilidade, escala temporal, processos de transporte transversal, resíduo nulo. Variabilidade de escala temporal longa. Irreversibilidade, escala temporal, transporte longitudinal, tendências de evolução.

Variabilidade sazonal – o ciclo de tempestade – calmaria. Eosão, alongamento do perfil  e formação de barras de rebentação; recuperação, retorno de sedimento à praia subaérea, barras de espalho, migração e soldadura ao perfil herdado. Perigosidade e risco associados à variablidade sazonal.


Aula TP 10

14 Abril 2021, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula via zoom.

 Conclusão do exercício sobre erosão costeira em contexto de arriba- praia da Falésia. Discussão dos resultados, inferências sbre a resitência do maciço, destino e tempo de residência dos produtos da erosão.

 

 


Aula T10

14 Abril 2021, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula via Zoom.

A descontinuidade do processo erosivo e do recuo de arribas, no espaço e no tempo. Implicações no significado de taxas de recuo, média e máxima, determinadas por diferentes métodos e com densidade variável de amostragem no tempo. Influência da resistência do maciço em erosão no padrão de recuo e no contraste entre valores médio e máximo de recuo.

Recuo de arribas e gestão do risco costeiro: faixas de salvaguarda determinadas para terra e para o mar da face da arriba; horizonte temporal, tipologia dos movimentos, uso de valores médios ou máximos e resistência do maciço. Exeplo das faixas de risco utilizadas nos POC, PDM e REN.


Aula TP 9

7 Abril 2021, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via Zoom

Medição do recuo médio e máximo em cada sector da arriba. Determinação da área e volume perdidos, por sectores. Determinação de taxas de recúo (médio e máximo),taxas de perda de território e de taxas de cedência volumétrica. Estimativa do “custo” da erosão em função do valor de mercado do terreno.  


Aula T9

7 Abril 2021, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via Zoom.

Erosividade e erodibilidade em contexto de litroal de arriba: actividade das ondas sobre a afachada exposta e resistência do maciço rochoso. Cisalhamento, pressão, abrasão, compressão/descompressão alternadas da atmosfera do maciço e a dehradação da resistência mecânica. O ciclo de sub-escavação, alargamento de sapas, instabilização, colapso. Depósitos de sopé, função reguladora do tempo decorrido entre dois episódios consecutivos de colapso. Factores reguladores externos e internos (Litologia, fracturação, meteorização). Movimentos de massa de vertente – conceito, tipologia: queda de blocos, tombamento, escorregamento (planar e rotacional). Alcance dos depósitos deslocados para lá do sopé da arriba.