Sumários

Aula TP 13

30 Maio 2017, 15:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Utilização dos dados obtidos no campo, no contexto de resultados anteriores, para seleccionar um valor adequado de declive da praia para avaliar a magnitude do run-up a utilizar na determinação de ZAM. Determinação da Cota de Máximo Espraio na situação de referência. 


Aula T 13

30 Maio 2017, 14:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Processamento dos dados de campo. Construção do perfil de praia e identificação dos domínios fundamentais: margem terrestre, duna, berma, face de praia, barra de espalho e canal periférico. Determinação do declive da face da praia. Determinação da altura significativa e período das ondas. Avaliação do ângulo de ataque e da obliquidade na rebentação. Determinação da magnitude da corrente de deriva litoral.  Sistematização dos dados sobre diâmetro e calibragem das areias nos diferentes domínios do perfil. 


Aula TP 12

23 Maio 2017, 15:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Aula de campo, na praia da Fonte da Telha. Observação da geomorfologia e ocupação do litoral. Determinação da altura significativa e do período médio das ondas. Determinação do rumo da linha de costa e avaliação da obliquidade das ondas na rebentação. Medição da intensidade e sentido da corrente de deriva litoral. Caracterização do perfil da praia: levantamento com DGPS RTK de um perfil transversal à praia, entre o tardoz da duna e a barra de espalho intertidal; determinação da granulometria e calibragem do sedimento de face, berma de praia e duna frontal por meio de tabela de comparação visual. Levantamento das lihas da crista da berma e do sopé da duna frontal. 


Aula T 12

23 Maio 2017, 14:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

A praia da Fonte da Telha: caracterização de domínios morfossedimentares e do estádio morfodinâmico. Enquadramento na dinâmica do arco litoral Caparica- Espichel. Ordenamento do espaço e risco costeiro.


Aula TP 11

16 Maio 2017, 15:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

O regime de  tempestades no litoral de Portugal continental e a dinâmica transversal de praias: ciclo de erosão e de reposição; recúo instantâneo de um perfil de praia em resposta a um temporal, alcane horizontal e vertical do espraio e perigosidade/risco associados.