Sumários
Aula PL IX
23 Abril 2018, 15:00 • Virgilio Mendes
Análise de ficheiros RINEX. Manipulação de ficheiros RINEX com o software TEQC.
Introdução ao software RTKLIB. Parâmetros de configuração.Aula IX
23 Abril 2018, 13:00 • Virgilio Mendes
Métricas de precisão GPS. Conceito de DOP ( Dilution of precision). Métodos de posicionamento GPS. Descrição das diferentes metodologias. GPS DIferencial (DGPS). Posicionamento cinemático em tempo real (RTK). RTK em modo base e RTK em modo rede. Métodos de geração de correções RTK (FKP, VRS, MAC). Protocolos de comunicação (NMEA e RTCM). Posicionamento Preciso Pontual (PPP).
Aula PL VIII
16 Abril 2018, 15:00 • Virgilio Mendes
Fontes de informação GNSS. Servidores ftp de dados RINEX e órbitas pós-processadas ("precisas"). Aplicações para manipulação de ficheiros de dados GNSS.
Aula VIII
16 Abril 2018, 13:00 • Virgilio Mendes
Fontes de erro em GNSS. Atmosfera neutra. Caraterização. Refração na troposfera. Caraterísticas das componentes hidrostática (seca) e não hidrostática (húmida) do atraso troposférico. Modelos para o atraso zenital e funções de mapeamento. Métodos de correção do atraso troposférico. Estimação de parâmetros troposféricos e gradientes troposféricos. Técnicas de observação. Balões meteorológicos e radiómetros de vapor de água.
Comparação de técnicas.Aula PL VII
9 Abril 2018, 15:00 • Virgilio Mendes
Desenvolvimento de uma aplicação em Fortran 77 para transformação de coordenadas entre referenciais globais (4/4).