Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A disciplina de Geoenergia tem como objetivo principal a aquisição por parte dos alunos de conhecimentos no âmbito dos recursos geológicos ligados ao setor energético, seja como matérias-primas para sistemas produtores de energia primária, energia renovável e ainda como soluções adequadas ao armazenamento de energia. As principais fontes de energia são ainda os recursos fósseis muito contestados por não serem renováveis e por serem direta ou indiretamente responsáveis pela emissão de Gases com Efeito de Estufa. Apesar de contestados, os combustíveis fósseis ainda vão ser necessários durante algumas décadas embora seja imperiosa uma alteração do paradigma energético e uma transição, tão rápida quanto possível para ambientes energéticos com neutralidade carbónica. Todas as soluções de produção energética utilizam de forma direta ou indireta recursos geológicos, com maior ou menor intensidade. Despertar o interesse dos alunos para o problema energético e dar-lhes noções básicas é o objectivo principal desta disciplina. Um aluno de mestrado deverá já ter uma formação de base em outras disciplinas das geociências que lhe permita lidar com os conceitos geológicos necessários para obter um adequado aproveitamento do programa desta disciplina. Nas aulas teóricas o docente irá rever alguns conceitos fundamentais relativos às matérias-primas associadas à produção e armazenamento de energia e às propriedades de algumas formações e estruturas geológicas com capacidade para funcionarem como reservatórios geotérmicos, de hidrocarbonetos, para sequestro de CO2 ou armazenamento de energia nas suas diversas formas. Nas aulas Teórico-Práticas serão revistos e ministrados conhecimentos necessários para a realização do programa de exercícios que complementam e consolidam os ensinamentos das aulas teóricas. Sempre que possível será estimulado o trabalho em equipa. Os alunos serão desafiados a desenvolverem pequenos projetos temáticos. O docente, nas aulas, terá de incentivar os alunos a procurarem soluções para os desafios que lhes são colocados, orientando e corrigindo, sempre que conveniente, a abordagem a problemas tecnológicos que o uso de novos tipos de dados poderá colocar aos alunos. Será ainda feita uma primeira abordagem a aspetos económicos e à definição de critérios económicos de decisão relacionados com a economicidade de projetos de mineração ou de armazenamento de energia. Surgem assim as aulas Teórico-Práticas como um complemento das aulas Teóricas. Para além de matéria teórica complementar, fundamental para desenvolvimento de estudos focados na caracterização de geologia de subsuperfície, os alunos irão praticar fazendo alguns exercícios tipo, aprendendo metodologias de raciocínio orientado para a resolução de problemas que poderão enfrentar em estudos e trabalhos posteriores, em ambiente académico ou outro.