Sumários

Aula substituída pela aula de campo

22 Abril 2021, 14:00 João Cascalho

Aula substituída pela aula de campo.


11ª Aula Prática - 1ª Aula de Campo

22 Abril 2021, 13:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Trabalho de Campo na Região da Malveira da Serra. Observação de alguns tipos de Rochas Ígneas em amostra de mão. Aprendizagem da utilização da Bússola de Geólogo no Campo, Revisões da Unidade curricular de Cartografia e Orientação. Determinação das atitudes de "corpos" Geológicos. Notação azimutal e por quadrantes com bússolas do tipo Silva e de tipo Brunton. Direcção e inclinação de planos, intersecção com planos horizontais para a determinação da direcção e medições na perpendicular da direcção para a determinação dos valores da inclinação e dos respectivos sentidos de mergulho. Determinação de linhas e planos. Observação de vários minerais à vista desarmada e  com o auxílio da lupa.
Estudo de um sector da auréola de Metamorfismo de Contacto do Maciço de Sintra - Xistos do Ramalhão e Calcários de S. Pedro, calcários fétidos, filões de microgranito e de basalto. Elaboração de um corte Geológico com várias medições com a bússola.


Aula de Campo Crismina.

22 Abril 2021, 11:00 João Daniel Casal Duarte

Aula de Campo na praia da Crismina. Introdução à medição com a bússola. Medição da atitude de planos de estratificação e filões.


Aula de Campo Crismina

22 Abril 2021, 08:30 João Daniel Casal Duarte

Aula de Campo na praia da Crismina. Introdução à medição com a bússola. Medição da atitude de planos de estratificação e filões.


Saída de campo Praia da Crismina (Cascais-Sintra)

22 Abril 2021, 08:30 Filipe Medeiros Rosas

Procedimento para medição de atitudes geométricas de planos com bússola de geólogo (tradicional e digital). Princípios básicos (e aplicação) para a construção de cortes geológicos expeditos no campo. Princípios básicos (e aplicação) para a construção de esquemas geológicos expeditos em planta (no campo). Medições de atitudes geométricas por mirada. Reconhecimento de falhas e fracturas, critério de campo para distingir ambos os tipos de estrutura. Observação de falha, planos de falha e estrias de falha: importância para a respectiva interpretação cinemática. Observação e representação esquemática de filões basálticos diques: critérios de medição da respectiva atitude e representação geológica expedita em planta e corte. Critérios de campo para individualização de diferentes tipos de litologias: e.g., arenitos siliciclásticos, calcarenitos, calcários compactos (cristalinos), calcários fossilíferos, lumachelas de orbitolinas e basaltos. Observação e interpretação de figuras sedimentares em arenitos siliciclásticos: estratificação oblíqua e entre-cruzada, "graded bedding" e figuras de carga. Observação genérica do conteúdo fossilífero de diferente formações: bivalves (lamelibrânquios e braquiópodes), gastrópodes, rudistas, orbitolinas, icnofósseis (pistas de bio-turbação fossilizadas com possível origem em seres vivos vermiculares ou crustáceos ), entre outros.