Sumários

Aula Prática 11

22 Maio 2019, 15:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Análise de uma bacia hidrográfica da folha de Setúbal da Carta Corográfica de Portugal na escala 1:50.000. A bacia da Ribeira de Alcube: marcação da rede hidrográfica e delimitação da bacia. Hierarquização da rede hidrográfica segundo os métodos de strahler e de Shreve. Algums parâmetros de quantificação de bacias hidrográficas. O uso do curvímetro e do planímetro para medir comprimentos e áreas num mapa.


Aula Teórica 22

21 Maio 2019, 12:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Formas associadas a colapsos de flanco. Sedimentos em ilhas vulcânicas: depósitos de vertente; solos de tipo reg; depósitos eólicos e dunas; depósitos fluviais e leques aluviais; terraços fluviais, agradação e encaixe da rede fluvial; depósitos litorais arenosos e de cascalheira; praias levantadas; sequências sedimentares intercaladas nas séries vulcânicas, lahares e sedimentos marinhos. Formas litorais: fajãs sedimentares.


Aula Prática 11

21 Maio 2019, 08:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Análise de uma bacia hidrográfica da folha de Setúbal da Carta Corográfica de Portugal na escala 1:50.000. A bacia da Ribeira de Alcube: marcação da rede hidrográfica e delimitação da bacia. Hierarquização da rede hidrográfica segundo os métodos de strahler e de Shreve. Algums parâmetros de quantificação de bacias hidrográficas. O uso do curvímetro e do planímetro para medir comprimentos e áreas num mapa. Medição do perímetro da bacia.


Aula Prática 11

20 Maio 2019, 15:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Análise de uma bacia hidrográfica da folha de Setúbal da Carta Corográfica de Portugal na escala 1:50.000. A bacia da Ribeira de Alcube: marcação da rede hidrográfica e delimitação da bacia. Hierarquização da rede hidrográfica segundo os métodos de strahler e de Shreve. Algums parâmetros de quantificação de bacias hidrográficas. O uso do curvímetro e do planímetro para medir comprimentos e áreas num mapa. medição do perímetro da bacia.


Aula Teórica 21

20 Maio 2019, 12:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Produtos de actividade eruptiva explosiva e morfologias associadas; colunas eruptivas e produtos piroclásticos; piroclastos de projecção em erupções basálticas subaéreas e submarinas: bombas, blocos, lapilli, areias (“cinzas”) e piroclastos submarinos.

Produtos de actividade eruptiva explosiva de composição ácida (traquítica): depósitos de pedra-pomes resultantes de erupções plinianas.

Depósitos de escoadas piroclásticas: ignimbritos, nuvens ardentes e surges.

A erupção da Serreta: um exemplo de produção de hialoclastitos.