Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. Por um lado, a metodologia de caráter expositivo permite cumprir os pontos (1), (2) e (3) dos objetivos de aprendizagem. Para além disso, os alunos realizam um trabalho de síntese ou de interpretação de um artigo científico, permitindo aprofundar os conhecimentos teóricos num tópico específico. Os objetivos que visam o desenvolvimento de competências no âmbito do processamento e análise de dados de sistemas de navegação são concretizados ao longo das aulas práticas, com desenvolvimento de aplicações computacionais que permitem lidar com mudanças de referenciais de tempo ou de coordenadas, utilização de ferramentas visando a análise exploratória de dados de técnicas de posicionamento espacial (e.g. software TEQC) e processamento desses mesmos dados com software científico (como o gLAB, RTKLib, ou Bernese), com uma análise da influência dos diversos erros que afetam essas técnicas e dos resultados obtidos. Esta metodologia de ensino prático permite simultaneamente uma melhor consolidação dos conhecimentos teóricos. Os métodos de avaliação utilizados permitem avaliar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem.