Comportamento viscoso: a equação da viscosidade de Newton

8 Março 2022, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

Equação da viscosidade de Newton: descrição e discussão da experiência clássica de Newton com líquidos viscosos. A dicotomia fundamental entre tensão ("stress") e distorção ("strain") em Geologia Estrutural: formalização simplificada/incompleta (i.e., ainda sem recurso ao conceito de tensor) destes dois conceitos.


Análise dimensional (com base nas unidades fundamentais subjacentes) do conceito de "strain"; realização da sua equivalência com a variação da velocidade ao longo de uma distância (gradiente de velocidade) e unidades.

Noção de viscosidade enquanto grandeza que estabelece a proporcionalidade entre o "stress" aplicado a um corpo e a taxa a que esse corpo sofre distorção ("strain rate"). Unidades em que se expressa a viscosidade.

Diferença, conceptual/geral entre "strain" e "strain-rate". Utilidade do conceito de "strain-rate" em Geologia Estrutural e unidades.

Diferenças, exemplos e discussão entre viscosidade Newtoniana e não-Newtoniana. Conceito genérico, intuitivo, de "strain hardening" e "strain softening".