Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A abordagem tripartida da metodologia de ensino adotada (abarcando aulas teóricas, aplicação de diferentes técnicas e métodos de resolução de problemas, e trabalho de campo) permite corresponder ao objetivo principal da presente unidade curricular: dotar os alunos de uma intuição mecânica, de base quantitativa, que lhes permita compreender o modo como as estruturas geológicas se formam e evoluem na natureza. A abordagem teórica faculta o conhecimento formal quantitativo relativo à física dos mecanismos e processos que condicionam a formação de estruturas geológicas. Permite ainda reconhecer os principais fatores que influenciam os mesmos mecanismos de deformação, no contexto da articulação entre as escalas micro e macrofísica, designadamente, através de exemplos compreendendo ensaios experimentais e resultados de modelação análoga e numérica. A abordagem teórico-prática, ligada à resolução de problemas geológico-estruturais, permite aos alunos aplicar os conceitos teóricos apreendidos, na identificação, descrição (geométrica) e interpretação (cinemática e dinâmica) de estruturas geológicas reais, observadas a diferentes escalas e em diferentes suportes (e.g., mapas geológicos reais, perfis sísmicos, outros bancos de dados de geofísicos e de campo). A componente de geologia de campo proporciona a oportunidade de reconhecer e interpretar em contexto real os efeitos associados a mecanismos e processos envolvidos na formação de diferentes tipos de estruturas geológicas, a diferentes escalas. Proporciona assim, a experiência prática de articulação dos princípios teóricos inerentes aos processos em causa, com as suas correspondentes manifestações geológicas naturais, de modo a alcançar um conhecimento integrador e coerente relativo aos mecanismos e processos que conduzem à formação de estruturas geológicas na natureza.