Análise estrutural de mapas geológicos (aula dada via Zoom - Pandemia COVID-19)

13 Maio 2020, 10:00 Filipe Medeiros Rosas

Critérios para organização correcta de uma "história geológica" (sucessão cronológica de eventos tectónicos-geológicos): análise geométrica de diferentes tipos de estruturas planares e lineares (eixos de dobras) e respectiva interpretação cinemática. Quando possível interpretação dinâmica (qualitativa/aproximada).


Continuação da discussão de critérios para a interpretação cinemática de falhas: componentes de movimentação vertical e de desligamento (marcadores verticais e eixos de dobras como marcadores preferências de movimentos relativo horizontal).

Dobras deitadas de flancos curtos invertidos. "Lambimento" tectónico do flanco curto e noção de cavalgamento ou carreamento. Dobras redobradas e padrões de fecho ditados por causas estruturais (i.e. inclinação real dos eixos das dobras) e/ou devido à forma de relevo (e.g. dobra de eixo horizontal perpendicular à direcção de um vale).

Cuidados e critérios para construção de cortes geológicos-estruturais expeditos: a importância da correcta representação geométrica das principais estruturas, e da correcta representação das relações de corte/truncatura que permitem estabelecer uma cronologia de eventos.