Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Em concordância com os objetivos – conhecimentos, aptidões e competências ¬¬– de aprendizagem apresentados, tendo em conta que se pretende que os alunos adquiram conhecimentos estruturantes e capacidade de compreensão e de intervenção em Geodiversidade e Geoconservação, as aulas são desenvolvidas segundo o modelo Teórico-Prático (TP), onde são apresentados e ativamente analisados e discutidos os conceitos de base, as linhas de pensamento estruturantes e os casos de estudo fundamentais e organizadores deste domínio das geociências. Por outro lado, tendo a UC como propósito desenvolver a capacidade de inquirição, de desenvolvimento de soluções e de emissão de juízos baseada na análise de ocorrências de geodiversidade e dos seus valores em situações concretas de geoconservação, promove-se o trabalho no terreno, quer em contexto natural, quer em meio urbano, humanizado. O trabalho de campo é, deste modo, um pilar fundamental da metodologia de ensino na UC, promovendo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas TP e fomentando a sua aplicação a exemplos reais e, tanto quanto possível, inéditos, quer em meio natural, quer em ambientes com forte componente antrópica e cultural. Com base no Trabalho de Campo (TC) é pedido aos alunos que elaborem pareceres, relatórios de caracterização da geodiversidade e /ou soluções de geoconservação, que – sendo realizados de modo independente – fomentem a capacidade de trabalho autónomo dos alunos da UC. Por fim, uma vez que uma das linhas orientadoras da UC é a tónica na comunicação de ciência para o grande público, paralelamente e / ou complementarmente à produção de relatórios escritos, é solicitado aos estudantes que exponham as suas conclusões e apoiem os seus juízos em apresentações orais usando meios audiovisuais (ou quais quer outros que achem adequados) e mediante a produção de materiais de divulgação científica (folhetos, desdobráveis, leitores de paisagem, guias de campo, etc.) focados em aspetos concretos da geodiversidade e da geoconservação abordados durante o TC.