Ambientes Sedimentares - continentais e de transição

16 Novembro 2017, 14:00 Francisco Fatela

Continuação da apresentação dos ambientes continentais e de transição mais importantes, dando relevo aos seus agentes de erosão, transporte e sedimentação; traços fundamentais da litologia, da geomorfologia e da geologia do ambiente.

7) Desertos – o vento como agente fundamental da erosão, transporte e sedimentação em ambiente desértico; a baixa viscosidade e a baixa densidade do ar como factores condicionantes da acção do vento (turbulênciado escoamento, competência e capacidade de transporte). Erosão eólica: a) deflacção e origem dos regs, b) corrasão e origem dos penedos pedunculados e dos ventifactus; características essenciais das areias eólicas; deposição das areias, formação e dinâmica das dunas; deposição dos siltes e das argilas, origem e importância dos loess para a formação de solos.

Origem do loess glaciário, depositado em domínio periglaciário.

8) Dunas costeiras - origem e condicionantes em clima temperado.

9) Estuários - conceito e características essenciais dos ambientes de transição; o exemplo comparativo dos rios Minho e Tejo (morfologia e caudal vs. comportamento cunha salina. Distribuição lateral dos diferentes tipos de sedimentos depositados no estuário inferior: canal, mouchões, sapais e ilhas barreira.

(10 - lagunas costeiras; já referidas)

11) Litoral –– as ondas como agentes fundamentais da erosão, transporte e sedimentação na Zona de Praia; a formação das vagas e a propagação da ondulação; interacção entre as ondas e o fundo na aproximação à costa; a rebentação das ondas.