Sumários

Tempo geológico _ datação relativa

28 Novembro 2019, 14:00 Francisco Fatela

O Tempo em Geologia. A unidade de tempo geológico. O desenrolar de alguns dos acontecimentos mais marcantes da História da Terra, reduzido à duração de um ano.

O conceito de Estratigrafia.

Breve síntese da evolução das ideias relativamente à idade da Terra. Referência aos critérios fundamentais da Datação Relativa desenvolvidos por Nicolau Steno (a aplicar nas aulas práticas) para afirmar a origem dos fósseis: Princípio da Horizontalidade, Princípio da Sobreposição, Princípio da Continuidade Lateral, Princípio da Inclusão e Princípio da Intersecção. Relação do desenvolvimento destes princípios com o conceito de sucessão faunística (William Smith/ Charles Lyell).

O desenvolvimento da escala Cronoestratigráfica (Eonotema, Eratema, Sistema e Série), a partir das características dos estratos.

Conceitos e preconceitos nas estimativas da Idade da Terra: Leonardo da Vinci, John Lightfoot, James Hutton, Lord Kelvin.


10ª aula PL14

27 Novembro 2019, 17:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

(1) Síntese dos processos que originam as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas – características (mineralógicas e texturais) relevantes para a sua identificação, observadas em estudo comparado de todos os tipos de rochas em amostra de mão.

(2) Realização de exercício autónomo de classificação de rochas com amostras de mão não identificadas.


Introdução ao estudo das rochas metamórficas em amostra de mão.

27 Novembro 2019, 17:00 Francisco Fatela

Introdução ao estudo das rochas metamórficas. Apresentação dos critérios fundamentais de classificação. Estudo e identificação de rochas metamórficas em amostra de mão.

Revisão das rochas ígneas e sedimentares.


Exercícios básicos de Estratigrafia

26 Novembro 2019, 16:30 Francisco Fatela

Introdução aos exercícios de Estratigrafia: análise de sequências de acontecimentos geológicos e redação da respectiva história geológica


Noção de Isostasia

26 Novembro 2019, 14:00 Francisco Fatela

Noção de Isostasia; o exemplo da Península da Escandinávia; o papel da erosão na exumação das rochas deformadas e metamorfizadas no interior da crosta; os mecanismos que trazem estas rochas desde a raiz das cadeias de montanha até à superfície da Crosta continental. O exemplo de Portugal continental.

A modelação do relevo da Terra vista como o resultado do balanço entre os processos da Geodinâmica interna e os processos da Geodinâmica externa.