Sumários

Geologia Geral

23 Setembro 2025, 14:00 Raul Santos Jorge

Evolução da Terra Primordial: mecanismos e fontes de energia que conduziram à Diferenciação da Terra.

Composição e limites da Crosta, do Manto e do Núcleo (externo e interno). Diferenças entre a composição global da Terra e a composição da Crosta: um exemplo do resultado da diferenciação.

Aspectos fundamentais da origem do Oceano e da Atmosfera. Composição da atmosfera primitiva; factores, evidências e idade da sua transformação.

A tomada de consciência da complementaridade do contorno dos continentes (e.g. Ortelius, séc. XVI); o super-continente Gondwana (Suess, séc XIX).

A teoria da Deriva dos Continentes de Wegener e os seus argumentos fundamentais; o supercontinente Pangea.

A contribuição de Holmes; invocação de células de convecção no manto enquanto motor da Deriva dos Continentes.



Módulo I - Geologia Geral

22 Setembro 2025, 10:00 Raul Santos Jorge

Introdução ao uso da bússola: noção de azimute; orientação da carta topográfica; como traçar um rumo no mapa; como fazer uma mirada com bússola; noção de azimute inverso. Marcação de um ponto na carta por triangulação (mirada, azimute e azimute inverso); exercício de aplicação no campus da FCUL.


Aula 02

19 Setembro 2025, 15:00 Joel Filipe Correia Zeferino

Modo de representação do relevo. Determinação da cota de um ponto intermédio e cálculo do declive de uma vertente. Realização de um perfil topográfico natural. Introdução ao uso da bússola: exercício de aplicação no campus da FCUL.


Aula prática 2

19 Setembro 2025, 15:00 Mário Albino Pio Cachão

Continuação da aula anterior: execução de um perfil topográfico natural.

Introdução ao uso da bússola: Noção de azimute; orientação de cartas topográficas; traçar um rumo; miradas; azimute inverso. Marcação de um ponto na carta, por triangulação. Exercício de aplicação no campus da FCUL.


Introdução ao uso da bússola de reconhecimento.

19 Setembro 2025, 10:00 Carlos Marques Silva

Introdução ao uso da bússola de reconhecimento. Noção de azimute, orientação de cartas topográficas, traçar um rumo, miradas, azimute inverso. Marcação de um ponto na carta, por triangulação. Exercício prático de aplicação no campus da FCUL.