Sumários

Principais etapas da evolução geodinâmica da Península Ibérica e Atlântico no contexto global.

2 Março 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

Principais etapas da evolução geodinâmica da Península Ibérica e Atlântico no contexto global. 1. Do MOMO aos ciclos de Wilson. 2. Supercontinentes e alternância entre orógenos de alta e baixa temperatura; processos regulares ou estatisticamente cíclicos? Marcadores geológicos (petrogenéticos e tectónicos), geoquímico-mineralógicos e geofísicos. 3. O posicionamento espacial e temporal do ciclo Varisco; a herança Cadomiana. 4. Fragmentação da Pangeia e evolução posterior.


Mapas geológicos e outros mapas temáticos; suportes à compreensão das distribuições no espaço e no tempo

23 Fevereiro 2022, 10:30 António Manuel Nunes Mateus

Mapas geológicos e outros mapas temáticos: compreensão das distribuições espaciais de atributos geológicos, geoquímicos e geofísicos; relevância dos critérios que fundamentam o estabelecimento de cronologia relativa de eventos no registo geológico.


Programa, funcionamento, materiais de apoio e avaliação da unidade curricular. Traços fundamentais da Geologia de Portugal; introdução.

23 Fevereiro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

A unidade curricular GIA: objectivos gerais e específicos; programa; funcionamento dos cursos teórico, teórico-prático e prático; bibliografia; avaliação.

Introdução: traços fundamentais da Geologia de Portugal e sua relação com os ciclos Varisco (Hercínico) e Alpino.