As etapas evolutivas Paleozóicas; características e significado geodinâmico

23 Março 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

1. O registo geológico do Devónico ao Carbónico em Portugal. Principais diferenças entre as Zonas Centro-Ibérica, Ossa-Morena e Sul-Portuguesa. Litoestratigrafia (sucessões pré e sin-orogénicas). Processos sedimentares, magmáticos e metamórficos. Implicações para os processos metalogenéticos.

2. Os Terrenos Exóticos do Sudoeste Ibérico; o limite entre as Zonas de Ossa-Morena e Sul-Portuguesa. O Complexo Ofiolítico de Beja-Acebuches. Composição e significado geodinâmico. Relações com as unidades alóctones na fronteira S-SW da Zona de Ossa-Morena. Características estruturais e geoquímicas relacionadas com o desmembramento tectónico tardio.O Terreno Pulo do Lobo. Litoestratigrafia e estrutura interna. Relações com as sequências metassedimentares pré-orogénicas que formam a Zona Sul-Portuguesa.
3. Os eventos magmáticos sin- a tardi/pós-orogénicos. Principais controlos dos eventos de fusão crustal, mistura de magma e subsequente instalação. Sistemas magmático-hidrotermais longos e fluxos regionais de fluidos. Relaxamento de tensões e colapso orogénico.