Síntese descritiva da circulação oceânica.

29 Setembro 2022, 09:00 Francisco Fatela

Introdução aos mecanismos de circulação oceânica e respectivas fontes de energia (continuação):

3) Componente Geostrófica; influência da rotação da Terra sobre um corpo que se desloque à sua superfície; origem e consequências da força de Coriolis (cum sole), efeito sobre uma massa de água em movimento: os giros oceânicos e a espiral de Ekman.

 

Síntese descritiva da circulação oceânica superficial nos oceanos Austral, Ártico, e Atlântico e nos mares da Noruega, Gronelândia, Labrador e Mediterrâneo.

O exemplo da corrente do Labrador no agravamento das temperaturas, em Nova Iorque, e do sistema Gulf Stream, corrente do Atlântico Norte, na amenização do clima da Escandinávia.

A transferência de calor entre a corrente do Labrador e o Gulf Stream, através da troca de vórtices de núcleo frio e de vórtices de núcleo quente.

A circulação no estreito de Gibraltar e a contribuição do Mediterrâneo para as Águas intermédias do Atlântico. As veias de água mediterrâneas; trajectórias e alcance.

Origem e circulação das águas intermédias, profundas e de fundo do oceano Atlântico (MOW, NADW, AABW).

O papel do sistema oceano-atmosfera no fluxo global de energia térmica: a condução de calor pela circulação atmosférica e pela circulação oceânica ao nível superficial, intermédio e profundo, enquanto mecanismos de compensação dos desequilíbrios térmicos entre o equador e os pólos.