Sumários

GMI T7

20 Outubro 2025, 16:00 Ana Filipa Ferreira do Vale

Genómica comparativa: alinhamento múltiplo de sequências e suas aplicações, mapas de sintenia e sequence logos. Introdução à filogenética: evolução de genes e sequências como relógios moleculares.

Através de uma atividade de síntese individual de artigo científico, os estudantes analisaram um paper, identificando as ideias principais que refletem como a análise filogenética permite interpretar a evolução bacteriana e os eventos de HGT


GMI TP5

15 Outubro 2025, 09:00 Ana Filipa Ferreira do Vale

Alinhamento múltiplo de sequências e desenho de primers.


GMI T6

13 Outubro 2025, 16:00 Ana Filipa Ferreira do Vale

Tópicos em genómica comparativa e análise de sequências. Distinção entre alinhamentos locais e globais. Matrizes de pontuação para comparação de sequências. Dotplots. Alinhamento múltiplo de sequências. BLAST (ferramenta básica de pesquisa de alinhamento local). Análise de artigo científico.


GMI TP4

8 Outubro 2025, 09:00 Ana Filipa Ferreira do Vale

Assembly de novo de genomas bacterianos. Cálculo de parâmetros estatísticos para avaliação da qualidade do assembly, incluindo métricas como N50, tamanho total dos contigs, número de contigs e cobertura.


GMI_T5

6 Outubro 2025, 16:00 Ana Filipa Ferreira do Vale

Realização do quizz 1.

Anotação de genomas recorrendo a métodos intrínsecos e extrínsecos de anotação. Principais pipelines utilizadas para a anotação eficiente de genes. Bases de dados para sequências: GenBank, ENA e DDBJ.