Sumários

Goia TP6

2 Abril 2019, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula de substituiçãpo de 01 de Abril, leccionada pela Doutora F Cristina Lira

Início da resolução do exercício em ambiente SIG - Cálculo da erosão específica usando Sistemas de Informação Geográfica (SIG) – Aplicação a uma bacia de drenagem em Armação de Pera (Algarve)


Goia T6

2 Abril 2019, 09:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula de substituição de 01 de Abril, leccionada pela Doutora F Cristina Lira

Introdução ao cálculo da erosão hídrica específica usando o modelo RUSLE. Desenvolvimento do modelo em ambiente SIG. Variáveis de entrada e sua parametrização.



GOIA TP5

1 Abril 2019, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula de substittuição de dia 11 de março.

Método de Langbein e Schumm ,  aplicação ao caso da bacia da Ribeira de Espiche.  Determinação do coeficiente de produção sedimentar pelo método de Lane. Avaliação dos resultados. 


Goia T5

1 Abril 2019, 09:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula de substittuição de dia 11 de março.

Breve introdução à equação universal de perda de solos, variáveis relevantes, vantagens e desvantagens inerentes a esta metodologia de quantificação da erosão hídrica. Aplicação em ambiente SIG, recurso a MDTs e cartas de distribição espacial das diferentes variáveis na abordagem a superfícies grandes.   

O conceito de razão/coeficiente de produção sedimentar (sediment delivery ratio), relação com a área total da bacia de drenagem a montante de uma secção de controle. Métodos de quantificação e incertezas. Incertezas e uso de resultados provenientes de aplicação de modelos empíricos de erosão hídrica e produção sedimentar.


Goia TP4

25 Março 2019, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Nota sobre a (discutível) representatividade das séries de dados da estação meteorológica de São Braz de Alportel (site SNIRH). dos dados mesológicos    Aplicação de critérios de “mês fixo” e “mês variável” na determinação do índice de concentração da precipitação . Escolha e aplicação da equação particular de Fournier adequada ao caso da bacia de Espiche. Comentário aos resultados obtidos com a equação geral e particular.

 Aplicação do método de Teixeira e Andrade. Comentário aos resultados .