Sumários

Aula TP 4

12 Março 2018, 10:30 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Determinação dos parâmetros climáticos da bacia de Espiche a partir das séries de dados da estação meteorológica de São Braz de Alportel diponíveis on line (site SNIRH). Nota sobre a (discutível) representatividade destes dados. Aplicação de critérios de “mês fixo” e “mês variável” na determinação do índice de concentração da precipitação.

Solução da equação universal (e equação particular adaptada ao caso de estudo) de Fournier para derivar estimativas da intensidade do processo erosivo. Conversão em erosão volumétrica e taxa equivalente de rebaixamento da superfície topográfica.  Comentário aos resultados.


Aula T 4

12 Março 2018, 09:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Método de Langbein&Schumm, prncípios gerais, variáveis relevantes e forma da curva de predição da magnitude da erosão hídrica. Os trabalhos de Douglas e a expansão do método para climas de monção e para regiões com menos intervenção antrópica. Conceito de precipitação efectiva, relações com a precipitação e o escoamento.  Correcções necessárias ao ábaco de Langbein e Shumm, relacionadas com a temperatura e superfície da bacia padrão.

Método de Teixeira e Andrade: motivação, princípios gerais, domínio de aplicação, variáveis relevantes. Correlações entre os índices de concentração da precipitação e a precipitação média anual. Equações empíricas de correlação entre áre a eprecipitação numa bacia e descarga sólida anual (produção sedimentar). Conceito de peso específico aparente seco e transformação dos valores mássicos de erosão em valores volumétricos.   


Aula TP 3

5 Março 2018, 10:30 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Determinação de parâmetros orgráficos da bacia de Espiche, resultados obtidos a partir de DTM e medidos com planímetro sobre mapas 1:25000. Altura média da bacia, coeficiente de massividade, coeficiente orográfico de Fournier. 


Aula T 3

5 Março 2018, 09:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Erosividade associada ao escoamento superficial difuso: variáveis relevantes. Erodibilidade e erosão pluvial e associada ao escoamento difuso: influência reguladora do declive e comprimento das encostas, coberto vegetal, rugosidade superficial, tamanho de partículas e coesividade (função do teor em argila e em matéria orgânica).

A Equação Universal de Perda de Solos versus métodos semi-empíricos e qualitativos: vantagens e inconvenientes. Métodos empíricos que relacionam produção sedimentar com um número reduzido de parâmetros climáticos e orográficos de bacias hidrográficas – fundamentos.

Método de Fournier, coeficientes de massividade e orográfico, precipitação anual, índice de concentração da precipitação. O problema da escolha de mês fixo versus variável na determinação do índice de concentração da precipitação. Equações geral e particulares de Fournier. Parametrização, experiência em Portugal.


Aula TP 2

26 Fevereiro 2018, 10:30 Maria da Conceição Pombo de Freitas

A bacia hidrográfica da Ribeira de Espiche. Delimitação do perímetro, avaliação da superfície por métodos expeditos e objectivos. Determinação de parâmetros morfológicos na bacia hidrográfica de Espiche. Curva hipsométrica (significado), altura média e mediana, cotas extremas. Coeficiente de massividade, coeficiente orográfico de Fournier.