Sumários

Gestão de sedimentos Tróia T2

15 Fevereiro 2021, 09:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada à distância (Zoom).

Processos de redistribuição sedimentar  na fachada oceânica e estuarina da restinga de Tróia. Determinação de segmentos costeiros estáveis, em erosão em progradação.  A dragagem da marina – volumetria sedimentar envolvida.  A operação de dragagem, número de amostras,  destino dos dragados e a legislação em vigor. Distribuição espacial da contamnação e implicações no uso de dragados. Discussão do destino possível dos dragados em função da localização (costeira) da mancha de empréstimo e do local de deposição e das características texturais e geoquímicas das amostras analisadas.  O perfil topográfico na margem interna da restinga partindo de dados topohidrográficos (carta hidrográfica). Domínios morfossedimentares presentes no perfil e interpretação no contexto das tendências de evolução observadas anteriormente. Perfis levantados na região do cais dos ferries e junto às ruínas , domínios morfossedimentares e seu significado. As curvas de equillíbrio de Wiegel (declive, granularidade, energia), relações entre estes parâmetros. 


Gestão de sedimentos Tróia TP1

8 Fevereiro 2021, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada à distância (Zoom).

Geomorfologia da restinga de Tróia e das margens: dunas, praias, sapais e rasos de maré. Avaliação de tendências de evolução da linha de costa (linha de água e LMPMAVE) e da sua distribuição espacial, na fachada oceânica e estuarina da restinga de Tróia, recorrendo a imagens Google Earth seriadas no tempo – metodologia e exercício de aplicação.  


Gestão de sedimentos Tróia T1

8 Fevereiro 2021, 09:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada à distância (Zoom).

Apresentação, estrutura e funcionamento do curso (T, TP e TC). Módulos curriculares,  calendarização. Eventuais visitas de campo. Métodos de avaliação. Adaptações à modalidade de ensino à distância. Bibliografia e documentação de apoio.

Geologia costeira e Ordenamento do Território: Gestão de sedimentos. Importância do tema.

A restinga de Tróia, caracterização geral, ocupação do solo: a desafectação do DPH , plano de ocupação da Torralta e da  Sonae – breve introdução. Reconhecimento de unidades de ocupação da superfície, valores culturais, econõmicos e ambientais. Breve referência às ruínas romanas.

Métodos de avaliação de tendências de evolução da linha de costa e da sua distribuição espacial, na fachada oceância e estuarina, recorrendo a imagens Google Earth seriadas no tempo.  A marina de Tróia, dragagem e destino dos dragados.  Instrumentos legais que regulam a deposição e destino de dragados da zona costeira – breve referência aos aspectos de qualidade e aos documentos reguladores.