Os Hidrocarbonetos – a Principal Fonte de Energia Primária dos séc. XX e XXI - (Continuação) 

1 Outubro 2019, 17:00 Rui Jorge Fernandes Baptista

Apesar das politicas de descarbonização do setor energético o petróleo e o gás continuam a ser as principais fontes de energia (e de matéria prima para a indústria petroquímica),gerando cerca de 50% da energia primária. 

O aumento crescente da procura verificado nos últimos anos ainda não é compensado pelo aumento de produção das energias renováveis continuando a haver, apesar de todos os esforços em contrário, aumentos  de consumo de hidrocarbonetos para satisfazer a procura de energia sobretudo nos países com maior população e/ou industrialmente mais desenvolvidos. 
Apesar do aumento da produção de energias renováveis mesmo as previsões mais optimistas apontam  para a necessidade de utilização de recursos fósseis por mais algumas décadas. 
O acesso ao mercado e à produção de hidrocarbonetos é um imperativo económico e social, sendo também e de forma indissociável, uma questão de segurança das sociedades, do tecido económico, da sustentabilidade financeira e da independência das nações e estados. Por isso continua a haver e a justificar-se projetos de prospecção de novas jazidas justificando a formação de profissionais para estas atividades.

17 presenças.