Sumários

Aula T08_Esporulação

14 Novembro 2023, 13:30 Mónica Vieira Cunha


Desenvolvimento celular em bactérias: esporulação. Exemplos de bactérias esporuladoras e sua relevância ecológica e clínica. Programa genético da esporulação usando Bacillus subtilis como modelo. Etapas da morfogénese e reguladores da esporulação. Os reguladores do estado de transição do crescimento vegetativo para a esporulação (AbrB, ScoC e SinR). Sigma A e sigma H. Regulação da iniciação da esporulação e ativação de Spo0A pelo sistema de phosphorelay. Check points no controlo restritivo do phosphorelay e do compromisso irreversível com a esporulação. Regulação negativa do sistema de fosfotransferência pelas fosfatases RapA, RapB e Spo0E.  O papel de Sda e dos módulos de adição no controlo da esporulação. O papel das feromonas PhrA, PhrC e do fator de estimulação da competência (CSF). Ligação entre os processos de competência e esporulação.

Revisão dos fundamentos dos protocolos nº. 4 e 5 do curso prático, cálculos e resultados esperados.

Aula PL06- Transformação e Transdução

9 Novembro 2023, 16:30 Ana Filipa Ferreira do Vale


Execução da etapa IV do protocolo laboratorial n.º 04: Transformação em Bacillus subtilis. Início do protocolo n.º 5: Transdução -  preparação de lisados transdutores (etapa I).

Quizz n.º 2.

Aula PL06- Transformação e Transdução

9 Novembro 2023, 13:30 Mónica Vieira Cunha


Execução da etapa IV do protocolo laboratorial n.º 04: Transformação em Bacillus subtilis. Início do protocolo n.º 5: Transdução -  preparação de lisados transdutores (etapa I).

Quizz n.º 2.

Aula PL06- Transformação e Transdução

8 Novembro 2023, 14:00 Artur Bastos Lourenço


Execução da etapa IV do protocolo laboratorial n.º 04: Transformação em Bacillus subtilis. Início do protocolo n.º 5: Transdução -  preparação de lisados transdutores (etapa I).
Quizz n.º 2.

Aula T07 - Mecanismos de controlo global da expressão génica mediados por quorum sensing

7 Novembro 2023, 13:30 Mónica Vieira Cunha


Mecanismos de controlo global da expressão génica mediados por quorum sensing (QS). Sistemas canónicos de quorum sensing em bactérias de gram positivo e de gram negativo.  Sistemas hibridos. Tipos de moléculas sinalizadoras em bactérias gram-negativas e em gram- positivas e tipos de reguladores de resposta. Custo metabólico associado à produção de moléculas sinalizadoras. Importância fisiológica da regulação da expressão génica em função da densidade celular da população. Sistemas de quorum sensing em bactérias patogénicas e em organismos modelo.  Sistemas de quorum sensing em B. subtilis - interligação dos processos de competência e esporulação- e em Vibrio harveyi. Regulação da produção de fatores de virulência em Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus por mecanismos do tipo quorum-sensingAmplificação e interferência de sinal de quorum - quorum quenching. Comunicação inter-específica através de autoindutores universais. Fenótipos homogéneos e heterogéneos populacionais mediados por QS.

Breve análise de resultados do trabalho prático da conjugação e introdução ao trabalho prático da transdução.