GP_03_Regulação genética e regulação metabólica

4 Outubro 2022, 13:30 Mónica Vieira Cunha

Regulação metabólica e redes de regulação.

Regulação positiva da transcrição. O exemplo paradigmático do regulão da arabinose em Escherichia coli: genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, regulador e indutor do operão da arabinose. Transportadores de alta e baixa afinidade para a arabinose. Regulação da transcrição do operão ara por mecanismos de ativação e de anti-ativação Os estados P1 e P2 da proteína AraC. Autoregulação da transcrição de araC. Evidências experimentais que sugeriram a existência da formação de uma ansa de DNA e de cooperação na regulação.  

Contraste com o mecanismo de regulação da transcrição do operão catabólico da arabinose em B. subtilis: genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, tipo de regulação, repressor e indutor.  Transportadores de alta e baixa afinidade para a arabinose. Regulação da transcrição do operão ara por repressão. A proteína AraR. Regulação cooperativa e não cooperativa. 

Regulação do operão da galactose em E. coli: genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, reguladores e indutores. A proteína GalR. Regulação cooperativa e não cooperativa. 

Expressão descoordenada do operão gal em E. coli. Regulação pós-transcricional do operão da galactose exercida pelo RNA antisense spot42 e pela proteína Hfq. Importãncia fisiológica da regulação por spot42. 

Mecanismos moleculares de regulação pós-transcricional exercida por pequenos RNA não codificantes (sRNA). Ação exercida pela chaperona Hfq. 

Exemplos da ação exercida por RNA antisense no controlo restritivo da expressão génica em diferentes microrganismos e diferentes condições de stress ambiental.