GP_08_Esporulação

15 Novembro 2022, 13:30 Mónica Vieira Cunha

Desenvolvimento celular em bactérias: esporulação; exemplos de bactérias esporuladoras e sua relevância ecológica e clínica.

Programa genético da esporulação usando Bacillus subtilis como modelo.

Etapas da morfogénese e reguladores da esporulação. 

Os reguladores do estado de transição do crescimento vegetativo para a esporulação (AbrB, ScoC e SinR). Sigma A e sigma H.

Regulação da iniciação da esporulação e ativação de Spo0A pelo sistema de phosphorelay. 

A septação assimétrica.

Check points no controlo restritivo do phosphorelay e do compromisso irreversível com a esporulação. Regulação negativa do sistema de fosfotransferência pelas fosfatases RapA, RapB e Spo0E.  O papel de Sda e dos módulos de adição/sistemas toxina-antitoxina no controlo da esporulação. O papel das feromonas PhrA, PhrC e do fator de estimulação da competência (CSF). Ligação entre os processos de competência, esporulação e a formação de biofilmes. Expressão génica no pré-esporo. Expressão génica na célula mãe. Comunicação entre a célula mãe e o pré-esporo.  Regulação compartimentalizada dos genes de esporulação e ativação específica, no tempo e no espaço, de fatores sigma: o papel de sigH, SpoIIAA, SpoIIAB, sigF,  e sigE. O operão spoIIA e a interação antagonística de fatores sigma, anti-sigma e anti-anti-sigma no pré-esporo e na célula mãe. A ativação de sigma F no pre-esporo. Exemplos de produtos e funções na dependência dos vários factores sigma. A ativação do fator sigma E na célula mãe.