Sumários

Análise Derivadas

19 Dezembro 2016, 13:30 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Utilização da análise de derivadas de curvas de rebaixamento de ensaios de bombagem, para identificação de diferentes regimes de fluxo.


Captações de Osso da Baleia

12 Dezembro 2016, 13:30 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Lição de Hidrogeologia – Grupo Português a Associação Internacional de Hidrogeólogos – “Da impossibilidade à concretização: o caso do projeto do campo de captação de água subterrânea de Osso da Baleia, Pombal”,  palestra proferida pelo Dr. Manuel Abrunhosa.


Visita de Estudo LNEC

5 Dezembro 2016, 11:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Visita de Estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil.


Hidrogeologia de Rochas cristalinas

28 Novembro 2016, 11:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Hidrogeologia de Rochas Cristalinas.
Perfil de alteração de rochas cristalinas e variação do porosidade e permeabilidade.
Classificação dos meios fracturados e modelos de escoamento.
Conceito de pele de fractuta apresentado por Moench.
Efeitos de armazenamento de poço e pele de poço (skin).
Caracterização hidráulica de aquíferos fracturados: ensaios de bombagem - método de Moench; slug tests.
Modelos de prospeçãode água subterrânea em terrenos cristalinos.


Eficiência de Captação e Caudal Exploração

21 Novembro 2016, 13:30 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Conceito de eficiência de captação: rebaixamento teórico e rebaixamento real, com perdas de carga do aquífero e perdas de carga associadas à captação.
Curvas características da captação como metodologia para determinação do caudal crítico e do caudal de exploração da captação.