Sumários

Os estrangeirados e a Academia das Ciências (Tipologia: Aula via Zoom)

20 Abril 2020, 18:00 Francisco Malta Romeiras

A fundação da Academia das Ciências.

Os estrangeirados e a ciência em Portugal no século XVIII.
Domingos Vandelli e Dalla Bella.
O Abade Correia da Serra.
Félix Avelar Brotero e a Botânica em Portugal.

Discussão dos textos:

  • Luís Tirapicos, “Astronomy and Diplomacy at the Court of King João V of Portugal,” Cahiers François Viète 3 (2017): 61–79.
  • José Alberto Silva, "The Portuguese Popularizer of Science Teodoro de Almeida: Agendas, Publics, and Bilingualism,” History of Science 50 (2012): 93–122.


Educação «ab initio»: As reformas Pombalinas (Tipologia: Aula via Zoom)

6 Abril 2020, 18:00 Francisco Malta Romeiras

A reforma Pombalina dos estudos secundários. O Real Colégio dos Nobres.

A reforma da Universidade de Coimbra: o Laboratório Químico, o Observatório Astronómico, o Gabinete de Física, o Jardim Botânico, e o Teatro Anatómico.

Discussão dos textos:

  • Rómulo de Carvalho, “As ciências exactas no tempo de Pombal,” Brotéria 114 (1982): 572–589.
  • António Leite, “Pombal e o ensino secundário,” Brotéria 114 (1982): 590–606


Inquisição e ciência (Aula via Zoom)

30 Março 2020, 18:00 Francisco Malta Romeiras

A Inquisição e a censura de obras científicas.

O Índice de Livros Proibidos e as práticas de expurgação.A censura de obras de astrologia, medicina e filosofia natural em Portugal.

Discussão dos textos:

  • Dov Front, “The Expurgation of the Books of Amatus Lusitanus: Censorship and the Bibliography of the Individual Book,” The Book Collector 47 (1998): 520–536.
  • Isilda Rodrigues, Carlhos Fiolhais, “The Inquisitorial Censorship of Amatus Lusitanus Centuriae,” Asclepio 70 (2018). DOI: 10.3989/asclepio.2018.13 


De Lisboa ao Oriente: Os jesuítas e a ciência (Tipologia: Aula via Zoom)

23 Março 2020, 18:00 Francisco Malta Romeiras

Os jesuítas e a ciência (séculos XVI–XVIII). A Aula da Esfera.

O ensino e a prática da matemática e astronomia em Portugal e no Oriente.

Discussão dos textos:

  • Steven J. Harris, “Confession-Building, Long-Distance Networks and the Organization of Jesuit Science,” Early Science and Medicine 1 (1996): 287–318.
  • Sheila J. Rabin, “Early Modern Jesuit Science: A Historiographical Essay,” Journal of Jesuit Studies 1 (2014): 88–104.


De matemático a cosmógrafo-mor: A vida e obra de Pedro Nunes (Tipologia: Aula via Zoom)

16 Março 2020, 18:00 Francisco Malta Romeiras

A vida e obra de Pedro Nunes.

Discussão dos textos:

  • Henrique Leitão, “Para uma biografia de Pedro Nunes: O surgimento de um matemático, 1502–1542,” Caderno de Estudos Sefarditas 3 (2003): 45–82.
  • Bruno Almeida, “On the origins of Dee’s mathematical programme: The John Dee–Pedro Nunes connection,” Studies in History and Philosophy of Science 43 (2012) 460–469