Sumários

A medicina nos séculos XIX e XX. O Nobel português

10 Maio 2021, 16:00 Francisco Malta Romeiras

A medicina na Idade Moderna. O Hospital de Todos os Santos. 

O da medicina em Coimbra e Lisboa (sécs. XVI-XVIII). 

As escolas médico-cirúrgicas de Lisboa e Porto. 

As epidemias nos séculos XIX e XX: a cólera, a peste negra e a pneumónica. 

Egas Moniz e o caminho para o Nobel da Medicina.


Ciência e religião (sécs. XIX e XX)

3 Maio 2021, 18:00 Francisco Malta Romeiras

Discussão dos artigos: 

  • Agustín Udías, “Jesuit Contribution to Science 1814–2000: A Historiographical Essay,” in Jesuit Historiography Online, ed. Robert A. Maryks (Leiden: Brill, 2016). DOI: 10.1163/2468-7723_jho_COM_192552. 
  • Francisco Malta Romeiras, “For the Greater Credibility: Jesuit Science and Education in Modern Portugal (1858–2002),” History of Science 56 (2018): 97–119. 


Ciência e religião (sécs. XIX e XX)

3 Maio 2021, 16:00 Francisco Malta Romeiras

A tese do conflito entre ciência e religião. As obras de John William Draper e Andrew Dickson White.

O anticlericalismo no século XIX: principais autores e obras em Portugal.

O ensino científico nos colégios dos jesuítas. Os colégios de Campolide e de São Fiel.

Os observatórios, gabinetes, laboratórios e museus dos colégios jesuítas.

As academias científicas de Campolide de São Fiel. A observação dos eclipses solares de 1900 e 1905.

António de Oliveira Pinto e a radioactividade das águas minerais portuguesas.

A expulsão republicana e as colecções dos naturalistas exilados.

A revista Brotéria e a história da biologia em Portugal (1902–2002).

A vida e obra de Luís Archer.


O longo século XIX. O ensino politécnico.

26 Abril 2021, 18:00 Francisco Malta Romeiras

Discussão dos textos:

  •  Luís Miguel Carolino, “The Making of an Academic Tradition: the Foundation of the Lisbon Polytechnic School and the Development of Higher Technical Education in Portugal (1779–1837), Paedagogica Historica 48 (2012): 391–410. 
  • Inês Gomes, “Observation versus experimentation in natural-history teaching in Portuguese secondary schools: Educational laws from 1836 to 1933,” BJHS Themes 3 (2018): 147–165.


O longo século XIX. O ensino politécnico.

26 Abril 2021, 16:00 Francisco Malta Romeiras

O longo século XIX. Contexto histórico.

A reforma do ensino de 1836. O ensino nos liceus.
As reformas curriculares de 1836 a 1895.
A Escola Politécnica de Lisboa. O laboratório químico e o observatório astronómico.
O Observatório Astronómico de Lisboa.
A Academia Politécnica do Porto. António Ferreira da Silva.