A experiência de Joule (1850) e a conservação da energia (Videoaula)
30 Março 2020, 14:30 • Ricardo Lopes Coelho
Discussão do exercício da semana:
- Sobre o design do instrumento de Joule 1850;
- Análise crítica da experiência realizada com a réplica.
O estudo das experiências em torno da energia permite aos estudantes uma outra leitura do princípio de conservação da energia e definições de energia nos manuais. Foram abordados estes assuntos em:
Bueche (1972) Hudson, Nelson (1982), Keller, Gettys, Skove (1993) Cutnell e Johnson (1997), Dransfeld, Kienle, Kalvius (2001), Cengel, Boles (2002), Young, Freedman (2004), Anderson (2005).
As dificuldades com o conceito tem levado ao uso do metáfora para expor energia (Lancor 2014, Harrer, 2017).
Neste contexto surge a questão a trabalhar: como se poderiam superar ou atenuar estas dificuldades, se se retomasse os trabalhos de Mayer, Joule ou Helmholtz.