Sumários
HIB 18
13 Novembro 2024, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)
Séculos XV e VXI – Os naturalistas
de campo (eruditos viajantes): vida, obra e importância para o conhecimento da
Biologia; os exemplos de Gonçalo Fernandez de Oviedo y Valdés, Edward Wotton,
Francisco Hernández de Toledo e José de Acosta; características gerais das
obras dos eruditos viajantes e importância para o conhecimento da diversidade
biológica em outros continentes.
Século XVI - Os naturalistas de
Gabinete (eruditos polígrafos): vida, obra e importância para o conhecimento da
Biologia de Pierre Belon, Ippolito Salviani, Guillaume Rondelet, Conrad Gessner
e Ulisse Aldrovandi; características gerais e aspectos curiosos das obras dos
eruditos polígrafos: por exemplo, a inclusão e descrição de criaturas
fantásticas, resultado de descrições pouco precisas de navegantes, e a
credibilização da existência de tais criaturas através da incorporação em obras
técnicas de autores reputados. Importância das respectivas obras para o
conhecimento da diversidade biológica.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 16
11 Novembro 2024, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Algumas das principais figuras da
Baixa Idade Média: Alberto Magno e Frederico II.
Alberto Magno: breve biografia; a sua
enciclopédia do conhecimento e as características da sua obra biológica, De Vegetabilibus e De Animalibus.
Frederico II de Hohenstaufen: a
organização dos cursos da escola de Salerno; os decretos sobre a dissecação de
corpos humanos; De arte venandi cum
avibus, características e conteúdo.
Pedro Hispano (João XXI): breve
biografia, carreira académica; cargos eclesiásticos; principais obras, Summulae Logicales, De Oculo, Thesaurus Pauperum
e Scientia Libri de Anima; o elogio
em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri (1320).
A origem dos bestiários medievais: O Physiologus
e Ethymologiae e as respectivas fontes mais remotas (Aristóteles,
Plínio-o-velho, Aeliano, Herodoto, Solino, etc.).
Características divulgadoras,
moralizadoras, e doutrinadoras dos bestiários medievais.
Os mais importantes Bestiários da
Baixa Idade Média, em especial o Bestiário de Aberdeen.
A peste negra e a implementação da
quarentena: o surgimento da peste na Europa; os registos mais antigos, datados
da Idade do Bronze, e os três mais importantes episódios de pandemia de peste
ao longo da História, o descrédito da medicina e o aumento do fervor religioso;
a perseguição a bodes expiatórios (judeus, peregrinos, ciganos, mendigos,
etc.); a implementação do trentino, na Dalmácia (Croácia) e da quarantena,
em Veneza, como forma de controlo do contágio; os doutores da peste e as
características da sua actividade e do seu uniforme.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 15
6 Novembro 2024, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Transição para a Baixa Idade Média: a
situação social no século XI.
A Baixa Idade Média – O ressurgimento
da cultura: características do clima político, social económico e cultural no
final da Alta Idade Média.
De finais do século XI a finais do
século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e
comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva
dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências
positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais,
sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII;
o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja com a
criação da inquisição.
A criação das Universidades:
crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições de
ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de
Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino
medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás
de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos
da Igreja; as grandes questões da Biologia e as respostas para elas fornecidas:
criação para a origem da vida e a “ditadura” de Aristóteles e Galeno para a
história natural e para a medicina, respectivamente; o ensino escolástico.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 14
4 Novembro 2024, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Reino
Animalia, Phylum Platyhelminthes
(grupo dos platihelmintas)
Diversidade e características gerais dos
platihelmintas 2: principais aspectos da morfologia, anatomia e modo de vida
dos céstodes. Observações realizadas: morfologia geral de Taenia sp. com coloração (preparação em resina); scolices de Moniezia sp., Taenia sp.,
Dipylidium sp. e Diphylobotrium sp., incluindo o collum e a região
germinativa (preparações para observação microscópica); exemplar de Taenia
sp. conservado em álcool; proglotídeos imaturos, maduros e ovados de Taenia sp. (preparações para observação
microscópica); comparação de proglotídeos de Taenia sp. e Dipylidium
sp. (preparações para observação microscópica); Taenia, sp. cisticerco
(preparações definitivas); Ovos de Diphylobotrium
sp. (preparações definitivas)
Reino
Animalia, Phylum Nematoda (grupo
dos nemátodes) Diversidade e características gerais dos nemátodes: principais
aspectos da sua morfologia e anatomia. Observações realizadas: morfologia geral
de Ascaris sp. macho e fêmea
(preparação em resina e exemplares conservados em álcool); cortes transversais
em Ascaris lumbricoides ao nível do
esófago e da cavidade geral (macho e fêmea) para análise da estrutura
microscópica (preparações para observação microscópica).
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 13
30 Outubro 2024, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A transição para a Idade Média: (breve resumo); Aurelius Augustinus Hiponensis
(Santo Agostinho, Bispo de Hipona) – principais obras; De Civitate Dei
(A Cidade de Deus) e a conciliação entre o cristianismo e a Filosofia grega, em
particular a de Aristóteles; a relação entre a fé e a razão; o papel do
cristianismo na preservação da cultura e das obras da Antiguidade, e na
transição para a Idade Média.
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Início, fim e subdivisões da Idade
Média.
A Alta Idade Média: As invasões
bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e
social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência
cultural.
O feudalismo europeu: características
do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a
cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média
feudal.
O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas
monásticas.
A medicina: as enfermarias e as
farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.
A situação do clero nas sociedades
medievais.
A Biologia na Alta Idade Média: a
procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a
religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao
equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais
durante a Alta Idade Média.
Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características
da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em
especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium),
IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).
As sete artes liberais: agrupamento em
trivium e quadrivium; Quintus Tertulianus e o trivium como representação do escudo da Trindade.
Objectivos dos herbários, bestiários e
lapidários: principais características e obras que serviram de base.
A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o
seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos
quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada
e Abássida e a expansão árabe.
O que trouxe a expansão árabe:
contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas
contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses
conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.