Sumários

HIB 18

13 Novembro 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

Séculos XV e VXI – Os naturalistas de campo (eruditos viajantes): vida, obra e importância para o conhecimento da Biologia; os exemplos de Gonçalo Fernandez de Oviedo y Valdés, Edward Wotton, Francisco Hernández de Toledo e José de Acosta; características gerais das obras dos eruditos viajantes e importância para o conhecimento da diversidade biológica em outros continentes.

Século XVI - Os naturalistas de Gabinete (eruditos polígrafos): vida, obra e importância para o conhecimento da Biologia de Pierre Belon, Ippolito Salviani, Guillaume Rondelet, Conrad Gessner e Ulisse Aldrovandi; características gerais e aspectos curiosos das obras dos eruditos polígrafos: por exemplo, a inclusão e descrição de criaturas fantásticas, resultado de descrições pouco precisas de navegantes, e a credibilização da existência de tais criaturas através da incorporação em obras técnicas de autores reputados. Importância das respectivas obras para o conhecimento da diversidade biológica.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 16

11 Novembro 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Algumas das principais figuras da Baixa Idade Média: Alberto Magno e Frederico II.

Alberto Magno: breve biografia; a sua enciclopédia do conhecimento e as características da sua obra biológica, De Vegetabilibus e De Animalibus.

Frederico II de Hohenstaufen: a organização dos cursos da escola de Salerno; os decretos sobre a dissecação de corpos humanos; De arte venandi cum avibus, características e conteúdo.

Pedro Hispano (João XXI): breve biografia, carreira académica; cargos eclesiásticos; principais obras, Summulae Logicales, De Oculo, Thesaurus Pauperum e Scientia Libri de Anima; o elogio em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri (1320).

A origem dos bestiários medievais: O Physiologus e Ethymologiae e as respectivas fontes mais remotas (Aristóteles, Plínio-o-velho, Aeliano, Herodoto, Solino, etc.).

Características divulgadoras, moralizadoras, e doutrinadoras dos bestiários medievais.

Os mais importantes Bestiários da Baixa Idade Média, em especial o Bestiário de Aberdeen.

A peste negra e a implementação da quarentena: o surgimento da peste na Europa; os registos mais antigos, datados da Idade do Bronze, e os três mais importantes episódios de pandemia de peste ao longo da História, o descrédito da medicina e o aumento do fervor religioso; a perseguição a bodes expiatórios (judeus, peregrinos, ciganos, mendigos, etc.); a implementação do trentino, na Dalmácia (Croácia) e da quarantena, em Veneza, como forma de controlo do contágio; os doutores da peste e as características da sua actividade e do seu uniforme.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 15

6 Novembro 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Transição para a Baixa Idade Média: a situação social no século XI.

A Baixa Idade Média – O ressurgimento da cultura: características do clima político, social económico e cultural no final da Alta Idade Média.

De finais do século XI a finais do século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais, sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII; o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja com a criação da inquisição.

A criação das Universidades: crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições de ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos da Igreja; as grandes questões da Biologia e as respostas para elas fornecidas: criação para a origem da vida e a “ditadura” de Aristóteles e Galeno para a história natural e para a medicina, respectivamente; o ensino escolástico.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 14

4 Novembro 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Reino Animalia, Phylum Platyhelminthes (grupo dos platihelmintas)

Diversidade e características gerais dos platihelmintas 2: principais aspectos da morfologia, anatomia e modo de vida dos céstodes. Observações realizadas: morfologia geral de Taenia sp. com coloração (preparação em resina); scolices de Moniezia sp., Taenia sp., Dipylidium sp. e Diphylobotrium sp., incluindo o collum e a região germinativa (preparações para observação microscópica); exemplar de Taenia sp. conservado em álcool; proglotídeos imaturos, maduros e ovados de Taenia sp. (preparações para observação microscópica); comparação de proglotídeos de Taenia sp. e Dipylidium sp. (preparações para observação microscópica); Taenia, sp. cisticerco (preparações definitivas); Ovos de Diphylobotrium sp. (preparações definitivas)

Reino Animalia, Phylum Nematoda (grupo dos nemátodes) Diversidade e características gerais dos nemátodes: principais aspectos da sua morfologia e anatomia. Observações realizadas: morfologia geral de Ascaris sp. macho e fêmea (preparação em resina e exemplares conservados em álcool); cortes transversais em Ascaris lumbricoides ao nível do esófago e da cavidade geral (macho e fêmea) para análise da estrutura microscópica (preparações para observação microscópica).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 13

30 Outubro 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A transição para a Idade Média: (breve resumo); Aurelius Augustinus Hiponensis (Santo Agostinho, Bispo de Hipona) – principais obras; De Civitate Dei (A Cidade de Deus) e a conciliação entre o cristianismo e a Filosofia grega, em particular a de Aristóteles; a relação entre a fé e a razão; o papel do cristianismo na preservação da cultura e das obras da Antiguidade, e na transição para a Idade Média.

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Início, fim e subdivisões da Idade Média.

A Alta Idade Média: As invasões bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência cultural.

O feudalismo europeu: características do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média feudal.

O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas monásticas.

A medicina: as enfermarias e as farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.

A situação do clero nas sociedades medievais.

A Biologia na Alta Idade Média: a procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais durante a Alta Idade Média.

Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium), IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).

As sete artes liberais: agrupamento em trivium e quadrivium; Quintus Tertulianus e o trivium como representação do escudo da Trindade.

Objectivos dos herbários, bestiários e lapidários: principais características e obras que serviram de base.

A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada e Abássida e a expansão árabe.

O que trouxe a expansão árabe: contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.