HIB 18

7 Dezembro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

A História Natural ao longo do Séc. XVI – o ponto de partida, a evolução e as consequências.

Luca Ghini e a criação do jardim botânico (hortus botanicus) de Pisa e do primeiro herbário seco (hortus siccus).

Os jardins botânicos e os gabinetes de curiosidades: origem, popularização, utilidade; como tudo começou (as descobertas, as explorações e a cristianização dos nativos), e depois (a curiosidade, a recolha de amostras, o transporte de amostras para a Europa e a acumulação de amostras em colecções); as consequências (conhecimento da diversidade dos seres vivos, necessidade de organização da diversidade e necessidade de procura de um sistrema de organização); os primeiros passos (nomes, organização da diversidade, procura de regras gerais e estudo da diversidade).

Séculos XV e XVI – Os herbalistas (o desenvolvimento da Botânica): vida, obra e importância de Otto Brunfels, Leonhart Fuchs, Hieronymus Bock e Valerius Cordus para o desenvolvimento da Botânica moderna; a importância de Charles de l’Écluse e Garcia d’Orta para o conhecimento da Botânica.

Andrea Cesalpino: formação, vida, obra e contribuição para o conhecimento da diversidade das plantas; a primeira classificação biológica das plantas.

Johannn Bauhin: formação, vida, obra e a sua Historia Plantarum Universalis.

Gaspard Bauhin: formação, vida, obra e contribuição para o conhecimento da diversidade e classificação biológica das plantas; o Pinax theatri Botanici, características da obra e da nomenclatura empregue.

Referência a outros herbalistas da época (Pietro Andrea Mattioli, Rembert Dodoens, Joachim Camerarius, Matthias de l’Obel, John Gerard e William Turner) e às suas mais importantes obras.

Séculos XV e XVI – os fósseis, os “jogos da natureza”: esquecido o conhecimento da Antiguidade, a concepção pós-medieval dos fósseis; Georg Pawer (Agricola) e De Fossilium Natura; o papel de Bernard Palissy, antecedido por Girolamo Fracastoro e por Leonardo da Vinci.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.