HIB 24
11 Janeiro 2022, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 6 – A Idade contemporânea (a consolidação do saber)
A Biologia no século XIX.
A Teoria Celular: os três postulados fundamentais da Teoria Celular; os papéis de Matthias Schleiden, Theodore Schwann e Rudolf Virchow; os antecessores e os precursores da teoria celular; o que se sabia e o que se desconhecia ao ser estabelecida a teoria celular; campos que se desenvolveram na sequência do estabelecimento da Teoria Celular.
A geração dos seres vivos: a herança (espontaneístas vs. anti-espontaneistas, epigénesistas vs. pré-formacionistas e ovistas vs. espermatistas) e os avanços (Louis Pasteur e o fim da geração espontânea, Karl von Baer e o fim do pré-formacionismo, Édouard Beneden, Gustave Thuret, Oscar Hertwig e Jacques Victor Coste e o fim do ovismo e do espermatismo).
A genética: os antecessores (Réaumur e Maupertuis) e os precursores (Jean-Antoine Colladon, Augustin Sageret, Charles Naudin e Johann Gregor Mendel); os trabalhos de Mendel com ervilheiras e as leis de Mendel; o esquecimento e a redescoberta de Mendel, em 1902, por Hugo der Vries, Carl Correns e Eric von Tschermak.
Theodor Boveri e Walter Sutton, e a Teoria Cromossómica.
Godfrey Hardy e Wilhelm Weinberg, e a genética populacional.
Thomas Hunt Morgan, a identificação da sede da informação genética, e os fenómenos de mutação, linkage e crossing-over.
Alfred Sturtvant e o primeiro mapa genético.
A Química da Vida e o Vitalismo: o pressentimento da importância da Química para o avanço da Biologia e as dificuldades impostas pela crença vitalista; a falta de concordância entre a Química e a Biologia no que se refere aos princípios, aos métodos e aos materiais; a perda da força das ideias vitalistas ao longo do século XIX.
Xavier Bichat: breve nota biográfica e principais obras; a célula como sede do conflito entre a vida e a morte.
O desenvolvimento da Bioquímica: da extracção, isolamento e uso de compostos fornecidos por organismos vivos até à síntese laboratorial de compostos orgânicos; os trabalhos de J. B. Caventou e P.-J. Pelletier; J. J. Berzelius, a distinção entre compostos orgânicos e inorgânicos e o suporte às ideias vitalistas; Friedrich Wöhler, a síntese da ureia e o abrir de portas para novas tentativas de síntese completa de compostos orgânicos; Justus von Liebig, o seu interesse nos processos energéticos, o alimento como fonte de energia e a classificação dos compostos orgânicos em proteínas, hidratos de carbono e gorduras; A. H. Kolbe e a síntese completa do ácido acético; P. M. Berthelot, a síntese completa de muitos compostos orgânicos e a diminuição da importância do vitalismo.
Edward Büchner, os estudos de fermentação, a demonstração da possibilidade de realização de reacções metabólicas na ausência de células e a queda definitiva do vitalismo.
Desenvolvimento da fisiologia: As escolas alemã e francesa de Fisiologia, com Justus von Liebig, Johannes Müller e Carl Ludwig e com Charles Bell, François Magendie e Claude Bernard, respectivamente; os principais interesses da escola alemã, a metodologia e a importância na formação de seguidores; Johannes Müller – breve nota biográfica e principais obras; o seu papel no desenvolvimento da Fisiologia ao integrar nela o saber e os métodos de outras áreas do conhecimento e ao estimular com o seu exemplo e com os seus ensinamentos a investigação em fisiologia; as suas convicções vitalistas; Carl Ludwig, os seus trabalhos sobre a pressão sanguínea, a excreção urinária e a anestesia, e a sua enorme lista de correspondentes; os principais interesses da escola francesa, a metodologia e a importância dada à experiência; C. Bell e F. Magendie e as experiências sobre o sistema nervoso; a lei de Bell-Magendie; as principais descobertas de Magendie; Claude Bernard: breve nota biográfica e principais obras; o seu interesse pelas questões metodológicas e pela experimentação em Fisiologia; a indução de fenómenos fisiológicos; formulação do conceito de Meio Interior e a sua importância para a compreensão do funcionamento dos organismos vivos.
Encerramento da Unidade curricular.
Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.