HIB 25

13 Janeiro 2022, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Conclusão da Unidade curricular

A estruturação da Biologia no século XIX: a origem de designação; o estabelecimento, no séc. XIX, dos conhecimentos que constituem seis dos pilares da Biologia (Teoria da Biogénese, Teoria Celular, Conceitos de Meio interno e de Homeostasia, Teoria da Evolução e Conceito de Ecologia) e primórdios do desenvolvimento do sétimo (a Genética); os níveis de organização da matéria viva e o âmbito da biologia actual.

A biologia no século XX: o esquema geral da organização dos reinos do mundo vivo; a questão dos vírus, viróides e priões; descrição resumida do desenvolvimento das várias subáreas da Biologia ao longo do século XX; a “Síntese Moderna” do século XX – Julian Huxley, o autor da designação, a natureza da “síntese”, os intervenientes e respectivas áreas de contribuição (R. A. Fisher, B. S. Haldane, G. de Beer, S. Wright, T. Dobzhansky, E. B. Ford, I. Schmalhausen, E. Mayr, G.G. Simpson e G. L. Stebbins).

História das Ideias em Biologia: as intenções, o programa, a concretização do programa e o papel dos alunos.

O balanço do semestre: caracterização da turma e a adesão dos alunos aos temas desenvolvidose às actividades propostas.

História da descoberta da estrutura da dupla hélice de DNA: O desfecho (Watson, Crick, a sua publicação em 1953, e o prémio Nobel da Medicina/Fisiologia em 1962); a publicação de Watson e Crick, suas características e a inclusão, em 2019, na lista dos 10 artigos extraordinários da Nature; o artigo como um texto fundamental e o processo histórico que a ele conduziu como um processo paradigmático como exemplo da forma como a ciência progride; contribuições de Friedrich Miesher, Richard Altmann, Ludwig Kossel; Phoebus Levene e a primeira proposta de uma estrutura para a molécula de DNA (a hipótese do tetranucleótido); Alexander Todd e a estrutura de uma cadeia de nucleótidos; Wiliam Astbury, Florence Bell, as suas fotografias de difracção de raios X e uma nova proposta de estrutura para o DNA (a pilha de moedas); as experiências de Avery, MacLeod e Mc Carty e a primazia do DNA na transmissão da informação hereditária; Erwin Chargaff, as suas leis e as suas convicções; as novas fotos do laboratório de Astbury, por Elwyn Beighton; Alfred Hershey e Martha Chase e a confirmação da importância do DNA como transmissor da informação genética; ponto de situação no que se refere ao conhecimento da molécula de DNA no início de 1952.

Os protagonistas da solução: a primeira tentativa falhada de Watson e Crick e a proibição de Lawrence Bragg (1951); o conhecimento da existência de um manuscrito de Linus Pauling; breve caracterização de Linus Pauling e a sua proposta para estrutura do DNA (hélice tripla); o manuscrito de Linus Pauling e a permissão de Bragg para uma nova tentativa; Rosalind Franklin, Maurice Wilkins e a foto 51, como preliminares para a descoberta da estrutura da molécula de DNA por James Watson e Francis Crick; os prémios Nobel relacionados com a “saga do DNA”; alguns dos mais importantes esquecidos na procura da estrutura da molécula de DNA, em particular, os casos de Rosalind Franklin e Linus Pauling; a continuação da exploração com a descoberta do código genético.

Apresentação aos alunos das características gerais do exame final.

Encerramento da Unidade curricular.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.