HIB 5

21 Outubro 2021, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

As primeiras civilizações – a importância da fertilidade: as primeiras civilizações e a sua associação a grandes bacias aluviais; o desenvolvimento das primeiras civilizações.

As civilizações Mesopotâmicas – o “berço da civilização”: A Mesopotâmia, a sua localização e as suas culturas e cidades-estado; o Tigre e o Eufrates, como fomentadores da fertilidade agrícola e como vias de comunicação; a agricultura mesopotâmica e o controlo do abastecimento de água por via de sistemas artificiais; a escrita, a religião e a organização social na Mesopotâmia.

A ciência na Mesopotâmia: a Astronomia, a Matemática e a herança mesopotâmica; a Biologia (a Anatomia, a Zoologia; a Sistemática e a Zootecnia); características das práticas médicas na Mesopotâmia (uma mistura entre o misticismo e o conhecimento das propriedades terapêuticas de algumas práticas); a deusa Gula ou Ninkarrak e a sua veneração; ingredientes para o fabrico de poções.

A civilização egípcia – a “dependência do Nilo”: a dependência dos egípcios em relação às cheias periódicas do rio Nilo; O papel divino e de liderança do Faraó; a organização social e a crença da vida para além da morte.

A Ciência no Egipto: a Astronomia e a importância da manutenção de um calendário preciso.

Características do conhecimento da biologia no Egipto: representação de animais e plantas, dissecção, conhecimentos da anatomia de vários animais e humana; características das curas; as mezinhas e os remédios; a envolvência de meios religiosos, mágicos e naturais na cura de doenças; o embalsamamento e os conhecimentos anatómicos.

Os papiros médicos do Egipto, com destaque para o papiro de Edwin Smith.

Imhotep: curta nota biográfica, reputação e obra conhecida.

Exemplo do uso de próteses e de práticas cirúrgicas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.