HIB 23
15 Dezembro 2022, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Conclusão
da Unidade curricular
A estruturação da Biologia no século
XIX: a origem de designação; o estabelecimento, no séc. XIX, dos conhecimentos
que constituem seis dos pilares da Biologia (Teoria da Biogénese, Teoria
Celular, Conceitos de Meio interno e de Homeostasia, Teoria da Evolução e
Conceito de Ecologia) e primórdios do desenvolvimento do sétimo (a Genética);
os níveis de organização da matéria viva e o âmbito da biologia actual.
A biologia no século XX: o esquema geral da
organização dos reinos do mundo vivo; a questão dos vírus, viróides e priões;
descrição resumida do desenvolvimento das várias subáreas da Biologia ao longo
do século XX; a “Síntese Moderna” do século XX – Julian Huxley, o autor da
designação, a natureza da “síntese”, os intervenientes e respectivas áreas de
contribuição (R. A. Fisher, B. S. Haldane, G. de Beer, S. Wright, T.
Dobzhansky, E. B. Ford, I. Schmalhausen, E. Mayr, G.G. Simpson e G. L.
Stebbins).
História das Ideias em Biologia: as intenções, o
programa, a concretização do programa e o papel dos alunos.
O balanço do semestre: caracterização da turma e a
adesão dos alunos aos temas desenvolvidose às actividades propostas.
História da descoberta da estrutura da dupla
hélice de DNA: O desfecho (Watson, Crick, a sua publicação em 1953, e o prémio
Nobel da Medicina/Fisiologia em 1962); a publicação de Watson e Crick, suas
características e a inclusão, em 2019, na lista dos 10 artigos extraordinários
da Nature; o artigo como um texto fundamental e o processo histórico que a ele
conduziu como um processo paradigmático como exemplo da forma como a ciência
progride; contribuições de Friedrich Miesher, Richard Altmann, Ludwig Kossel;
Phoebus Levene e a primeira proposta de uma estrutura para a molécula de DNA (a
hipótese do tetranucleótido); Alexander Todd e a estrutura de uma cadeia de
nucleótidos; Wiliam Astbury, Florence Bell, as suas fotografias de difracção de
raios X e uma nova proposta de estrutura para o DNA (a pilha de moedas); as
experiências de Avery, MacLeod e Mc Carty e a primazia do DNA na transmissão da
informação hereditária; Erwin Chargaff, as suas leis e as suas convicções; as
novas fotos do laboratório de Astbury, por Elwyn Beighton; Alfred Hershey e
Martha Chase e a confirmação da importância do DNA como transmissor da
informação genética; ponto de situação no que se refere ao conhecimento da molécula
de DNA no início de 1952.
Os protagonistas da solução: a primeira tentativa
falhada de Watson e Crick e a proibição de Lawrence Bragg (1951); o
conhecimento da existência de um manuscrito de Linus Pauling; breve
caracterização de Linus Pauling e a sua proposta para estrutura do DNA (hélice
tripla); o manuscrito de Linus Pauling e a permissão de Bragg para uma nova
tentativa; Rosalind Franklin, Maurice Wilkins e a foto 51, como preliminares
para a descoberta da estrutura da molécula de DNA por James Watson e Francis
Crick; os prémios Nobel relacionados com a “saga do DNA”; alguns dos mais
importantes esquecidos na procura da estrutura da molécula de DNA, em
particular, os casos de Rosalind Franklin e Linus Pauling; a continuação da
exploração com a descoberta do código genético.
Apresentação aos alunos das características gerais
do exame final.
Encerramento
da Unidade curricular.