Planeamento
Aulas
T1 - Introdução e Usabilidade
Apresentação da disciplina, objetivos, métodos, regras e processo de avaliação. O que são interfaces. Motivação do estudo de IC, exemplos de interfaces utilizador e sistemas interativos. Conceitos base de IC, objetivos, definição e papel das interfaces. Definição de Usabilidade segundo as normas ISO e os seus diferentes aspetos (Aprendizagem, eficácia, eficiência, memorização, prevenção de erros e satisfação). Objectivos de usabilidade e de experiência de utilização. Exercício de avaliação de interfaces e apresentação de vídeos de novas interfaces.
T2 - Ciclo Iterativo Análise de Utilizadores e Tarefas
Exercício de avaliação de interfaces. O ciclo de design iterativo, as suas quatro fases e o desenho centrado no utilizador. O que é Análise de Utilizadores e Tarefas, e porque se faz? Análise de Utilizadores, o porquê de estudar os utilizadores. O que queremos saber sobre eles?Análise de tarefas. O que é, o que se obtém e os seus elementos essenciais.
T3 - Recolha de Dados I
Exercício de avaliação de interfaces. As 11 Perguntas para caracterizar utilizadores e tarefas. Exemplo da "Pauta Mágica" para ilustrar algumas das 11 perguntas. Técnicas que podem ser usadas para registar dados, e quais as combinações possíveis. Técnicas de recolha de dados aplicáveis na fase de análise de requisitos e na avaliação. Entrevistas, Questionários e recomendações para formular perguntas.
T4 - Recolha de Dados II
Exercício de avaliação de interfaces.Continuação das técnicas de recolha de dados aplicáveis na fase de análise de requisitos e na avaliação. A observação.Listagem dos métodos de recolha de dados para a Análise de Utilizadores e Tarefas (AUT). Cenários de utilização e Cenários de Tarefas.Requisitos de usabilidade, métricas de usabilidade e critérios de usabilidade.
T5 - Prototipagem
Exercício de avaliação de interfaces. O que são protótipos, os principais objetivos da prototipagem e as principais vantagens. Design paralelo como forma de atingir a melhor solução para a interface. Características dos protótipos: Abrangência e profundidade; Fidelidade e funcionalidade. Protótipos verticais e horizontais; de baixa fidelidade e de alta fidelidade; funcionais e não funcionais. Tipos de protótipos: cenários de interacção, Storyboards, protótipos de papel, protótipos funcionais e wizard-of-Oz. Vídeos ilustrativos dos vários tipos de protótipos. Como construir e avaliar protótipos de papel, vantagens e desvantagens.
T6 - Avaliação com Utilizadores
Exercício de avaliação de interfaces. Introdução à Avaliação de Usabilidade. Métodos de avaliação analíticos e empíricos. Avaliação formativa e sumativa.Avaliação com utilizadores. Porquê testes com utilizadores? Planeamento dos testes com utilizadores, e os vários aspetos a ter em conta antes da realização dos testes. Guião de testes como documento para planear os testes. Medidas de usabilidade a recolher nos testes. Fases da avaliação com utilizadores. Participantes dos testes: Considerações éticas; Quem?; Quantos?. Métodos a usar durante os testes com utilizadores.
T7 - Princípios de Design e Usabilidade
Exercício de avaliação de interfaces. Princípios de Design de NormanPrincípios/Heurísticas de Usabilidade de Nielsen.
T8 - Avaliação Heurística
O que é Avaliação Heurística e como se faz. Relembrar das Heurísticas de Usabilidade. Graus de severidade e como se atribuem aos problemas de usabilidade. Como é que o número de avaliadores e a sua experiência influenciam a quantidade de problemas de usabilidade encontrados na avaliação heurística. Qual o número recomendado e em que situações. As 4 fases da avaliação heurística: Treino pré-avaliação; Avaliação; Consolidação; e Balanço.
T9 - Desenho de Ecrãs I
Exercício de avaliação de interfaces. Motivação para o desenho visual de ecrãs. Princípios de design gráfico: Proximidade, alinhamento, repetição, contraste, ordenação, espaço em branco, decoração. Equilíbrio e simetria na organização do ecrã. Exemplo da aplicação destes princípios ao design da interface de um micro-ondas e de uma página Web.Como dividir uma tarefa pelos ecrãs da aplicação.
T10 - Desenho de Ecrãs II
Exercício de avaliação de interfaces. Utilização da cor para: efeitos estéticos, transmitir informação, chamar a atenção do utilizador e indicar estado. Regras e linhas mestras para escolher o mais corretamente possível as cores a usar na interface. Contrastes no uso da cor e cuidados a ter com daltónicos. Tipografia e a sua utilização nas interfaces. Tipos de letras, letras com serifas e sem serifas, fatores que afetam a legibilidade. Recomendações para a escrita de mensagens de modo a que estas sejam mais eficazes na transmissão da informação.
T11 - Análise de Dados
Exercício de avaliação de interfaces. Análise estatística dos dados da avaliação. Esclarecimento de alguns termos usados em estatística, como por exemplo: População vs amostra; variáveis independentes vs variáveis dependentes; Outliers. Escalas de medidas (nominal, ordinal e contínua) e os métodos estatísticos que melhor se adequam a cada uma delas. Estatística descritiva: média, variância, desvio padrão, mediana, moda e quartis. Motivação para o uso da inferência estatística e dos seus testes estatísticos. Inferência estatística e testes de hipóteses. t-student e intervalos de confiança. Que método usar e em que situação.
___T12 - Estilos de Interação
___T13 - Desenho de Páginas Web
___T14 - Revisão da Matéria e Esclarecimento de dúvidas
Revisão da Matéria e Esclarecimento de dúvidas
Aulas
T2 - Ciclo Iterativo Análise de Utilizadores e Tarefas
Exercício de avaliação de interfaces. O ciclo de design iterativo, as suas quatro fases e o desenho centrado no utilizador. O que é Análise de Utilizadores e Tarefas, e porque se faz? Análise de Utilizadores, o porquê de estudar os utilizadores. O que queremos saber sobre eles?Análise de tarefas. O que é, o que se obtém e os seus elementos essenciais.
TP1 - Questionário Levantamento Requisitos
Criação do questionário para o levantamento de requisitos do projeto.
TP2 - Análise de Dados Questionários
Alunos analisam os dados dos questionários e Identificam a 2ª funcionalidade a incluir no projeto.
TP3 - Apresentação
Apresentação sobre o relatório levantamento de requisitos.
TP4 - Criação de PBFs individuais
Criação, individualmente, dos PBFs para os 2 cenários de tarefas.
TP5 - Criação PBF Conjunto
Alunos criam o PBF conjunto do protótipo, com base na avaliação com utilizadores.
TP6 - Apoio ao Projeto
TP7 - Exercício de Avaliação Heurística
Realização em grupo de uma avaliação heurística a uma interface.
TP8 - Avaliação Heurística do Protótipo Funcional 1 (2 funcionalidades)
TP9 - Apoio ao Projeto
TP10 - Guião Experimental
Avaliação e feedback do docente sobre o guião experimental a usar na avaliação do PF2.
TP11 - Apoio ao Projeto
Esclarecimento de dúvidas e apoio ao projeto.
TP12 - Apresentação Final
Apresentação pelos alunos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, ilustrando as várias etapas realizadas, os vários protótipos desenvolvidos e os resultados da avaliação final.
Aulas
Não houve aula.
Não houve aula.
PL1 - Introdução, Apresentação do Projeto, e Avaliação de Projetos do Ano Anterior
PL2 - Feedback sobre os Questionários
Feedback do docente sobre os questionários criados pelos alunos para realizarem o levantamento de requisitos.
PL3 - Cenários de Tarefas
Criação de cenários de tarefas para o projeto, de modo a ilustrar as principais funcionalidades suportadas.
PL4 - Criação de Storyboards Individuais
Criação, individualmente, dos storyboards para os 2 cenários de tarefas definidos pelo grupo.
PL5 - Avaliação PBFs individuais com utilizadores
Avaliação com utilizadores dos protótipos de baixa fidelidade (PBFs).
PL6 - Início da codificação do projeto
Início da codificação dos protótipos, usando como base os PBFs avaliados.
PL7 - Checkpoint+Feedback Protótipo Funcional 1 (1 Funcionalidade)
Avaliação e Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo funcional 1.
PL8 - Checkpoint+Feedback Protótipo Funcional 1 (2 Funcionalidades)
Avaliação e Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo funcional 1.
PL9 - Relatório Consolidado das Avaliações Heurísticas ao Protótipo Funcional 2
Os alunos, em grupo, devem consolidar as avaliações heurísticas individuais recebidas e produzir um relatório.
PL10 - Checkpoint+Feedback Protótipo Funcional 2
PL11 - Avaliação PF2 com utilizadores
Avaliação com utilizadores do protótipo funcional 2, usando o guião experimental criado na aula TP.
PL12 - Feedback Protótipo Final
Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo final.
PL13 - Apresentação Final
Apresentação pelos alunos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, ilustrando as várias etapas realizadas, os vários protótipos desenvolvidos e os resultados da avaliação final.