Planeamento

Aulas

T1 - Introdução e Usabilidade

Apresentação da disciplina, objetivos, métodos, regras e processo de avaliação. O que são interfaces. Motivação do estudo de IC, exemplos de interfaces utilizador e sistemas interativos. Conceitos base de IC, objetivos, definição e papel das interfaces. Definição de Usabilidade segundo as normas ISO e os seus diferentes aspetos (Aprendizagem, eficácia, eficiência, memorização, prevenção de erros e satisfação). Objectivos de usabilidade e de experiência de utilização.  Exercício de avaliação de interfaces e apresentação de vídeos de novas interfaces.

T2 - Ciclo Iterativo Análise de Utilizadores e Tarefas

Exercício de avaliação de interfaces. O ciclo de design iterativo, as suas quatro fases e o desenho centrado no utilizador. O que é Análise de Utilizadores e Tarefas, e porque se faz? Análise de Utilizadores, o porquê de estudar os utilizadores. O que queremos saber sobre eles?Análise de tarefas. O que é, o que se obtém e os seus elementos essenciais.

T3 - Recolha de Dados I

Exercício de avaliação de interfaces. As 11 Perguntas para caracterizar utilizadores e tarefas. Exemplo da "Pauta Mágica" para ilustrar algumas das 11 perguntas. Técnicas que podem ser usadas para registar dados, e quais as combinações possíveis. Técnicas de recolha de dados aplicáveis na fase de análise de requisitos e na avaliação. Entrevistas, Questionários e recomendações para formular perguntas.

T4 - Recolha de Dados II

Exercício de avaliação de interfaces.Continuação das técnicas de recolha de dados aplicáveis na fase de análise de requisitos e na avaliação. A observação.Listagem dos métodos de recolha de dados para a Análise de Utilizadores e Tarefas (AUT). Cenários de utilização e Cenários de Tarefas.Requisitos de usabilidade, métricas de usabilidade e critérios de usabilidade.

T5 - Prototipagem

Exercício de avaliação de interfaces. O que são protótipos, os principais objetivos da prototipagem e as principais vantagens. Design paralelo como forma de atingir a melhor solução para a interface. Características dos protótipos: Abrangência e profundidade; Fidelidade e funcionalidade. Protótipos verticais e horizontais; de baixa fidelidade e de alta fidelidade; funcionais e não funcionais. Tipos de protótipos: cenários de interacção, Storyboards, protótipos de papel, protótipos funcionais e wizard-of-Oz. Vídeos ilustrativos dos vários tipos de protótipos. Como construir e avaliar protótipos de papel, vantagens e desvantagens.

T6 - Avaliação com Utilizadores

Exercício de avaliação de interfaces. Introdução à Avaliação de Usabilidade. Métodos de avaliação analíticos e empíricos. Avaliação formativa e sumativa.Avaliação com utilizadores. Porquê testes com utilizadores? Planeamento dos testes com utilizadores, e os vários aspetos a ter em conta antes da realização dos testes. Guião de testes como documento para planear os testes. Medidas de usabilidade a recolher nos testes. Fases da avaliação com utilizadores. Participantes dos testes: Considerações éticas; Quem?; Quantos?. Métodos a usar durante os testes com utilizadores.

T7 - Princípios de Design e Usabilidade

Exercício de avaliação de interfaces. Princípios de Design de NormanPrincípios/Heurísticas de Usabilidade de Nielsen.

T8 - Avaliação Heurística

O que é Avaliação Heurística e como se faz. Relembrar das Heurísticas de Usabilidade. Graus de severidade e como se  atribuem aos problemas de usabilidade. Como é que o número de avaliadores e a sua experiência influenciam a quantidade de problemas de usabilidade encontrados na avaliação heurística. Qual o número recomendado e em que situações. As 4 fases da avaliação heurística: Treino pré-avaliação; Avaliação; Consolidação; e Balanço. 

T9 - Desenho de Ecrãs I

Exercício de avaliação de interfaces. Motivação para o desenho visual de ecrãs. Princípios de design gráfico: Proximidade, alinhamento, repetição, contraste, ordenação, espaço em branco, decoração. Equilíbrio e simetria na organização do ecrã. Exemplo da aplicação destes princípios ao design da interface de um micro-ondas e de uma página Web.Como dividir uma tarefa pelos ecrãs da aplicação.

T10 - Desenho de Ecrãs II

Exercício de avaliação de interfaces. Utilização da cor para: efeitos estéticos, transmitir informação, chamar a atenção do utilizador e indicar estado. Regras e linhas mestras para escolher o mais corretamente possível as cores a usar na interface. Contrastes no uso da cor e cuidados a ter com daltónicos. Tipografia e a sua utilização nas interfaces. Tipos de letras, letras com serifas e sem serifas, fatores que afetam a legibilidade. Recomendações para a escrita de mensagens de modo a que estas sejam mais eficazes na transmissão da informação. 

T11 - Análise de Dados

Exercício de avaliação de interfaces. Análise estatística dos dados da avaliação. Esclarecimento de alguns termos usados em estatística, como por exemplo: População vs amostra; variáveis independentes vs variáveis dependentes; Outliers. Escalas de medidas (nominal, ordinal e contínua) e os métodos estatísticos que melhor se adequam a cada uma delas. Estatística descritiva: média, variância, desvio padrão, mediana, moda e quartis. Motivação para o uso da inferência estatística e dos seus testes estatísticos. Inferência estatística e testes de hipóteses. t-student e intervalos de confiança. Que método usar e em que situação.

___T12 - Estilos de Interação

Exercício de avaliação de interfaces. 
Estilos de interação: Menus, Formulários, Linhas de Comandos e Manipulação Direta. Principais características, vantagens e desvantagens. Princípios de desenho e navegação em menus. Desenho de formulários e Novos paradigmas de interação. Lei de Hick.

___T13 - Desenho de Páginas Web

Exercício de avaliação de interfaces. 
Importância de páginas Web bem desenhadas. Princípios fundamentais para desenho de páginas Web. 
Dez erros mais comuns em desenho Web (lista mais recente de 2011). Recomendações para o layout, conteúdo e navegação em páginas Web. Recomendações para garantir portabilidade de sites Web. 

___T14 - Revisão da Matéria e Esclarecimento de dúvidas

Revisão da Matéria e Esclarecimento de dúvidas

Aulas

T2 - Ciclo Iterativo Análise de Utilizadores e Tarefas

Exercício de avaliação de interfaces. O ciclo de design iterativo, as suas quatro fases e o desenho centrado no utilizador. O que é Análise de Utilizadores e Tarefas, e porque se faz? Análise de Utilizadores, o porquê de estudar os utilizadores. O que queremos saber sobre eles?Análise de tarefas. O que é, o que se obtém e os seus elementos essenciais.

TP1 - Questionário Levantamento Requisitos

Criação do questionário para o levantamento de requisitos do projeto.

TP2 - Análise de Dados Questionários

Alunos analisam os dados dos questionários e Identificam a 2ª funcionalidade a incluir no projeto.

TP3 - Apresentação

Apresentação sobre o relatório levantamento de requisitos.

TP4 - Criação de PBFs individuais

Criação, individualmente, dos PBFs para os 2 cenários de tarefas.

TP5 - Criação PBF Conjunto

Alunos criam o PBF conjunto do protótipo, com base na avaliação com utilizadores.

TP6 - Apoio ao Projeto

Esclarecimento de dúvidas e apoio ao projeto.

TP7 - Exercício de Avaliação Heurística

Realização em grupo de uma avaliação heurística a uma interface.

TP8 - Avaliação Heurística do Protótipo Funcional 1 (2 funcionalidades)

Realização de avaliação heurística aos trabalhos dos colegas.

TP9 - Apoio ao Projeto

Esclarecimento de dúvidas e apoio ao projeto.

TP10 - Guião Experimental

Avaliação e feedback do docente sobre o guião experimental a usar na avaliação do PF2. 

TP11 - Apoio ao Projeto

Esclarecimento de dúvidas e apoio ao projeto.

TP12 - Apresentação Final

Apresentação pelos alunos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, ilustrando as várias etapas realizadas, os vários protótipos desenvolvidos e os resultados da avaliação final.

Aulas

Não houve aula.

Não houve aula.

PL1 - Introdução, Apresentação do Projeto, e Avaliação de Projetos do Ano Anterior

Docente apresenta uma visão geral do que terão de fazer durante o semestre para realizar o projeto.
Apresentação do enunciado do projeto.
Avaliação informal, em grupo, de dois projetos do ano anterior, de modo a identificar problemas de usabilidade.

PL2 - Feedback sobre os Questionários

Feedback do docente sobre os questionários criados pelos alunos para realizarem o levantamento de requisitos.

PL3 - Cenários de Tarefas

Criação de cenários de tarefas para o projeto, de modo a ilustrar as principais funcionalidades suportadas.

PL4 - Criação de Storyboards Individuais

Criação, individualmente, dos storyboards para os 2 cenários de tarefas definidos pelo grupo.

PL5 - Avaliação PBFs individuais com utilizadores

Avaliação com utilizadores dos protótipos de baixa fidelidade (PBFs).

PL6 - Início da codificação do projeto

Início da codificação dos protótipos, usando como base os PBFs avaliados.

PL7 - Checkpoint+Feedback Protótipo Funcional 1 (1 Funcionalidade)

Avaliação e Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo funcional 1.

PL8 - Checkpoint+Feedback Protótipo Funcional 1 (2 Funcionalidades)

Avaliação e Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo funcional 1.

PL9 - Relatório Consolidado das Avaliações Heurísticas ao Protótipo Funcional 2

Os alunos, em grupo, devem consolidar as avaliações heurísticas individuais recebidas e produzir um relatório.

PL10 - Checkpoint+Feedback Protótipo Funcional 2

Avaliação e Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo funcional 2.

PL11 - Avaliação PF2 com utilizadores

Avaliação com utilizadores do protótipo funcional 2, usando o guião experimental criado na aula TP.

PL12 - Feedback Protótipo Final

Feedback do docente sobre as funcionalidades implementadas, enquanto alunos implementam mais funcionalidade do protótipo final.

PL13 - Apresentação Final

Apresentação pelos alunos sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, ilustrando as várias etapas realizadas, os vários protótipos desenvolvidos e os resultados da avaliação final.