Sumários

Ictiologia PL2

10 Outubro 2023, 08:00 Carlos António da Silva Assis


Docente: Ana Rita Vieira

Morfologia externa dos peixes e terminologia associada

Planos e eixos Anatómicos.

Orientação dos peixes para observação.

Forma geral e partes do corpo dos principais grandes grupos de peixes (Agnatha, Chondrichthyes e Osteichthyes): delimitação e caracterização.

Principais estruturas características do corpo dos peixes e terminologia associada.

Observação da diversidade na organização e na morfologia externa dos peixes: identificação de planos, eixos e direcções anatómicos no corpo de diversas espécies; identificação das partes e estruturas presentes nas espécies observadas, com referência à respectiva terminologia.

Espécies disponibilizadas: Petromyzon marinus; Torpedo torpedo; Raja undulata; Gonostoma sp.; Argentina sphyraena; Conger conger; Macroramphosus sp.; Syngnathus acus; Hippocampus sp.; Gaidropsarus vulgaris; Zeus faber; Capros aper; Serranus cabrilla; Dicentrarchus labrax; Trachurus trachurus; Chromis chromis; Trachinus draco; Echiichthys vipera; Uranoscopus scaber; Atherina sp. ; Peristedion cataphractum; Taurulus bubalis; Solea solea; Lepadogaster lepadogaster; Halobatrachus didactylus; Lophius sp.

Ictiologia PL

3 Outubro 2023, 15:30 Carlos António da Silva Assis


A aula não foi leccionada para manter todas as turmas a par no programa. Em virtude de a aula da outra turmas práticas não terem sido leccionadas por o dia 5 de Outubro ser feriado, optou-se por não levar a que esta turma se adiantasse em relação às outras.

A aula será compensada em data a determinar.

Ictiologia T5

3 Outubro 2023, 14:30 Carlos António da Silva Assis


Unidade 2 – Morfologia dos peixes

Diversidade morfológica do corpo dos peixes

A morfologia geral do corpo dos peixes: exemplos de formas menos comuns.

Pressões do meio que promovem a diversidade dos peixes (características do habitat, eficácia na fuga a predadores, eficácia na obtenção de alimento e eficácia na atracção de parceiro e no acto de reprodução). Aspectos em que se materializa a diversidade dos peixes.

Unidade 3 – Anatomia externa

A pele e estruturas associadas – a pele e as escamas.

A pele dos peixes: definição e funções; características estruturais e histológicas da epiderme e da derme dos peixes; o muco – produção e funções; origem e desenvolvimento geral das esclerificações dérmicas.

As escamas: as escamas como vestígio da couraça dos Agnatha primitivos; características estruturais, morfológicas e histológicas da couraça dos Ostracodermes; possível evolução das escamas dos peixes actuais a partir das placas da couraça dos Ostracodermes; tipos de escamas, respectivas características e composição; formação e crescimento das escamas; periodicidade do crescimento das escamas; desenvolvimento da escamação dos peixes; morfologia e diversidade das escamas; exemplos de escamas transformadas; escamas da linha lateral e suas características; escamas regeneradas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Ictiologia PL

3 Outubro 2023, 08:00 Carlos António da Silva Assis


A aula não foi leccionada para manter todas as turmas a par no programa. Em virtude de a aula da outra turmas práticas não terem sido leccionadas por o dia 5 de Outubro ser feriado, optou-se por não levar a que esta turma se adiantasse em relação às outras.

A aula será compensada em data a determinar.

Ictiologia PL1

28 Setembro 2023, 16:30 Carlos António da Silva Assis


Docente: Carlos Assis

Introdução à componente prática de Ictiologia

Preenchimento das fichas de presença dos alunos.

Introdução à componente prática de Ictiologia: os docentes, o programa e as regras de funcionamento.

As aulas práticas como complemento das aulas teóricas.

Tipologia das aulas: aulas no laboratório e aulas no exterior: o jantar de Ictiologia e a visita de estudo.

Importância e características dos protocolos de aulas práticas.

Funcionamento das aulas: entrada na sala, preenchimento das fichas de presença, desinfecção do local de trabalho; cuidados a ter durante a aula (uso de máscara, bata e luvas; contacto com os docentes e com os outros colegas); utilização e desinfecção do material de trabalho; conclusão dos trabalhos, lavagem do material e saída da sala.

Contribuição das aulas práticas para o modelo de avaliação adoptado.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos relacionadas com o modelo de avaliação.