Sumários

Identificação com recurso a chaves de identificação

17 Novembro 2016, 16:00 Carlos António da Silva Assis

Identificação de espécies de peixes cartilagíneos com recurso a chaves de identificação.

Espécies identificadas: Deania calcea, Etmopterus princeps, Etmopterus pusillus, Etmopterus spinax, Raja undulata, e Torpedo torpedo.


Os sistemas urogenital, nervoso e endócrino dos peixes

17 Novembro 2016, 08:30 Carlos António da Silva Assis

O sistema urogenital dos peixes.

Relação entre os sistemas excretor e reprodutor dos peixes.

O sistema excretor: elementos constituintes; os rins, constituição, localização e função; tipos básicos de elementos renais dos peixes e respectivas características; rins glomerulares e aglomerulares; cápsula de Bowman e glomérolo; terminologia dos elementos do sistema renal e zonação dos túbulos nefríticos; eliminação e reabsorção ao nível dos túbulos nefríticos.

Osmorregulação em peixes de diferentes meios: o papel do sistema renal e das brânquias.

O sistema reprodutor: elementos constituintes dos sistemas reprodutores feminino e masculino dos peixes, respectivas características e função. Variação entre os principais grupos de peixes.

O sistema nervoso dos peixes.

Componentes do sistema nervoso: s.n. central, s.n. periférico e associações aos órgãos dos sentidos, s.n. simpático e s.n. parassimpático.

O encéfalo: localização e protecção; dimensões do encéfalo dos peixes; principais partes do encéfalo, suas divisões, respectiva morfologia e funções; relação entre o desenvolvimento das partes do encéfalo e especializações dos peixes.

Os nervos cefálicos: origem, alvos e informação transportada.

O cordão nervoso dorsal e os nervos raquidianos: dimensões do cordão nervoso dorsal; inserção e disposição dos nervos raquidianos.

O sistema endócrino dos peixes

Principais órgãos endócrinos, localização e funções. Os órgãos endócrinos específicos dos peixes.


Jantar Aula prática de Ictiologia

15 Novembro 2016, 20:00 Carlos António da Silva Assis

Aula Prática (jantar) de Ictiologia. Estudo da anatomia muscular e esquelética dos peixes, realizado no restaurante “A Galé dos Manos”, em Benfica.

Parte A – Análise da musculatura do tronco em secções transversais de Salmo salar (salmão) grelhado: identificação da musculatura branca e da musculatura vermelha; observação da disposição da musculatura vermelha; identificação dos mioseptos vertical, horizontal principal e acessórios, e inter-miómeros; delimitação e identificação dos campos musculares da região do tronco; análise da disposição e morfologia dos miómeros do tronco.

Parte B – Dissecção de um exemplar Dicentrarchus labrax (robalo) grelhado: observação dos elementos musculares: musculatura branca e vermelha; disposição e morfologia dos miómeros do tronco e da região caudal; variação da importância relativa da musculatura vermelha ao longo do corpo; observação dos elementos esqueléticos: o esqueleto axial e seus componentes; articulação e variabilidade morfológica das vértebras ao longo da coluna e definição de zonas vertebrais; esqueleto das barbatanas impares e sua relação com o esqueleto axial; cinturas pélvica e escapular, e seus principais constituintes ósseos; ossos das regiões opercular, maxilar e do suspensorium; ossos da região branquial e hióide; regiões do neurocrânio e principais ossos constituintes.


Morfologia, anatomia e terminologia das escamas de peixes ósseos

15 Novembro 2016, 16:00 Carlos António da Silva Assis

Morfologia, anatomia e terminologia das escamas de peixes ósseos.

Extracção, limpeza e análise morfológica comparativa de escamas (dorsais e da linha lateral) de várias espécies de peixes ósseos.

Orientação de escamas e identificação das suas principais partes e estruturas.

Extracção (por dissecção ventral do neurocrânio), limpeza e análise morfológica comparativa de otólitos de várias espécies de peixes ósseos.

Orientação dos otólitos e identificação das suas principais partes e estruturas.


O sistema respiratório dos peixes

15 Novembro 2016, 14:30 Carlos António da Silva Assis

O sistema respiratório dos peixes.

Órgãos respiratórios alternativos às brânquias: a pele como órgão respiratório alternativo; as mucosas vascularizadas do tubo digestivo como órgãos respiratórios; divertículos esofágicos; câmara suprabranquial e diferenciações das brânquias utilizadas na hematose aérea (órgãos arborescentes e labirinto); bexiga gasosa e pulmões – origem e funcionamento como órgãos respiratórios.

Estrutura e funcionamento da bexiga gasosa; peixes fisóstomos (com ductus pneumaticus) e fisoclistos; variações de volume da bexiga gasosa (glândula de gás e oval).

O pulmão nos peixes: origem, estrutura e funcionamento.