Ictiologia T 20

29 Novembro 2022, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Unidade 6 – A reprodução nos peixes

O significado da reprodução para os peixes: um processo individual para garantir a perpetuação do colectivo. A dependência de uma estratégia dependente das características do habitat, das características da espécie e das características individuais.

As fases do processo de reprodução nos peixes: a preparação para a reprodução, o acto de fertilização e o destino da prole.

Principais pontos da estratégia reprodutiva: onde ocorre, como ocorre, quando ocorre, quantas vezes ocorre durante o ciclo de vida, que recursos são disponibilizados pelos progenitores.

Factores endógenos e exógenos que condicionam o sucesso reprodutivo dos peixes.

Tipos de reprodução quanto ao papel de machos e fêmeas: gonocórica, hermafrodita, monoparental.

Desenvolvimento de caracteres sexuais secundários: monomorfismo, dimorfismo e polimorfismo sexual.

Preparativos para a reprodução: preparação do local e construção de ninhos.

Sistemas de acasalamento: promíscuos, poligâmicos e monogâmicos.

Modos de fertilização: fertilização interna e externa.

Condicionantes abióticas e bióticas que afectam a reprodução.

Grupos reprodutores determinados pelo local de desova e pela protecção dos ovos e da prole.

Variabilidade da reprodução: espécies semelparas e iteroparas; idade de primeira maturação; variação sazonal e diária na reprodução; alocação de recursos para a reprodução; investimento relativo de machos e fêmeas na reprodução; investimento na qualidade vs. quantidade.

Comportamento reprodutor: migrações, escolha e defesa do local de postura, parada nupcial, acasalamento e cuidados parentais – o papel de machos e fêmeas.

Estratégias de acasalamento alternativas (machos-furtivos e machos-satélite), frequência e distribuição entre os peixes.

Desenvolvimento embrionário e larvar: sinopse do processo e descrição das principais etapas do desenvolvimento de Carassius auratus, do zigoto até à eclosão; tipos de desenvolvimento em peixes (directo e com fases larvares); exemplos de estados larvares de vários grupos de peixes, em particular as larvas amocetes e as leptocéfalas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.