Imunidade a infeções fúngicas e parasitárias, reprogramação metabólica durante infeção e mecanismo de tolerância à infeção

3 Novembro 2022, 16:30 Iris Caramalho

Exemplos de fungos intracelulares e extracelulares e mecanismos de patogenicidade; Imunidade inata protetora à infeção por fungos; Imunidade adquirida protetora à infeção por fungos; Mecanismos de evasão da resposta imunológica utilizados por fungos; Doenças monogénicas e variantes genéticas associadas a uma maior suscetibilidade à infeção por C. albicans.

Exemplos de parasitas e mecanismos de patogenicidade; Imunidade inata protetora à infeção por parasitas; Imunidade adquirida protetora à infeção por parasitas; Imunopatologia da infeção por parasitas; Mecanismos de evasão da resposta imunológica utilizados por parasitas; variantes genéticas associadas a uma maior suscetibilidade à infeção por parasitas.

Principais vias metabólicas em células do sistema imunológico; Vias metabólicas para a produção de espécies reativas de oxigénio em neutrófilos e macrófagos; Vias metabólicas em macrófagos M1; Competição entre microrganismos e células do hospedeiro por glucose durante infeção; Manipulação do metabolismo como estratégia terapêutica em infeção.

Conceitos de Resistência e Tolerância à infeção; Controlo do dano tecidual como componente da imunidade à infeção; Evidências experimentais da existência e importância de Tolerância à infeção.