Objetivos: Espera-se com a frequência desta UC que os alunos adquiram uma visão abrangente do papel dos microrganismos na saúde e na doença, em particular, os tipos de relações que eles estabelecem com o homem. Pretende-se ainda que os alunos compreendam as causas  favoráveis ao estabelecimento das doenças e o papel fundamental desempenhado pelas nossas defesas imunes. Pretende-se desenvolver competências nas áreas de interações hospedeiro-patogeno, determinantes de virulência, microbiologia celular e imunidade; mecanismos de resistencia aos antimicrobianos. Espera-se que os alunos fiquem motivados para o estudo e investigação da patogénese das doenças microbianas.

Programa:Tipos relações hospedeiro-patogeno, causas que favorecem o patogeno, defesas do hospedeiro, Factores de virulência microbiana; Epidemiologia das doenças infecciosas; mecanismos de resitencia aos antimicrobianos.

 
Métodos de ensino e avaliação:Sessões teóricas de tipo expositivo, resolução de perguntas sobre a matéria dada. 1 - Avaliação em dois tempos, através da realização de dois testes escritos durante o semestre, sobre o programa teórico. Cada teste (0 a 20) corresponde a 50% da classificação final. 2 - Avaliação final, através de exame escrito (0 a 20), sobre todo o programa.