Sumários
Geração de diversidade BCR e TCR
28 Março 2022, 11:00 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
As respostas humoral e celular dependem de receptores de antigénio. Os TCRs têm uma estrutura semelhante aos anticorpos. As imunoglobulinas apresentam várias estruturas possíveis. Os “genes” das imunoglobulinas: segmentos génicos da região constante e variáveis, rearranjo dos genes das cadeias leves e rearranjo dos genes das cadeias pesadas. Rearranjo dos receptores de antigénio. Mecanismos da recombinação V(D)J. Non-homologous end joining (NHEJ). Geração de diversidade: Adições P e Adições N, Flexibilidade Juncional. Hipermutação somática: evolução da afinidade durante o processo de ativação. Expressão da cadeia pesada μ ou δ (IgM vs IgD) e Class-switch recombination durante a ativação.
TP3: Citometria de Fluxo e FACS
22 Março 2022, 14:00 • Federico Herrera Garcia
Após de uma apresentação de 5 minutos e a visualização de um video (https://youtu.be/Mitt61jn1TE) sobre os fundamentos da citometría de fluxo e FACS, os estudantes resolveram uma serie de problemas práticos em aula, utilizando gráficas típicas de citometría de fluxo. A estes problemas seguiram exercícios de escolha de fluorocromos com ferramentas online: https://www.thermofisher.com/pt/en/home/life-science/cell-analysis/labeling-chemistry/fluorescence-spectraviewer.html. Finalmente, os estudantes utilizaram um simulador de citometría de fluxo online para familiarizar-se com este tipo de análise: https://facs.sbg.ac.at/FACS_Simulator/
Os estudantes fizeram um relatório destes exercícios que entregaram e que foi parte da avaliação continua desta cadeira.
TP3: Citometria de Fluxo e FACS
22 Março 2022, 09:00 • Federico Herrera Garcia
Após de uma apresentação de 5 minutos e a visualização de um video (https://youtu.be/Mitt61jn1TE) sobre os fundamentos da citometría de fluxo e FACS, os estudantes resolveram uma serie de problemas práticos em aula, utilizando gráficas típicas de citometría de fluxo. A estes problemas seguiram exercícios de escolha de fluorocromos com ferramentas online: https://www.thermofisher.com/pt/en/home/life-science/cell-analysis/labeling-chemistry/fluorescence-spectraviewer.html. Finalmente, os estudantes utilizaram um simulador de citometría de fluxo online para familiarizar-se com este tipo de análise: https://facs.sbg.ac.at/FACS_Simulator/
Os estudantes fizeram um relatório destes exercícios que entregaram e que foi parte da avaliação continua desta cadeira.
TP3: Citometria de Fluxo e FACS
21 Março 2022, 09:00 • Federico Herrera Garcia
Após de uma apresentação de 5 minutos e a visualização de um video (https://youtu.be/Mitt61jn1TE) sobre os fundamentos da citometría de fluxo e FACS, os estudantes resolveram uma serie de problemas práticos em aula, utilizando gráficas típicas de citometría de fluxo. A estes problemas seguiram exercícios de escolha de fluorocromos com ferramentas online: https://www.thermofisher.com/pt/en/home/life-science/cell-analysis/labeling-chemistry/fluorescence-spectraviewer.html. Finalmente, os estudantes utilizaram um simulador de citometría de fluxo online para familiarizar-se com este tipo de análise: https://facs.sbg.ac.at/FACS_Simulator/
Os estudantes fizeram um relatório destes exercícios que entregaram e que foi parte da avaliação continua desta cadeira.
TP2: Métodos baseados em anticorpos
15 Março 2022, 14:00 • Federico Herrera Garcia
Após uma breve apresentação em aula, os estudantes realizaram uma série de exercicios de pesquisa e discussão para responder as seguintes questões relacionadas com as técnicas baseadas em anticorpos.
1. Parte I: Procurar informação online e responder as seguintes preguntas
a. Diferença entre afinidade e avidez
b. Diferença entre imunoprecipitação e aglutinação
c. Diferença entre anticorpo primário e secundário
d. Diferença entre detecção direita e indireita. Vantagens principais da detecção indireita.
2. Parte II: Técnicas baseadas em anticorpos
Procurar informação online (pode utilizar informação de suporte dada pelos professores):
a. Radioimmunoassay (RIA)
b. Enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA)
c. Immunocytochemistry/Immunohistochemistry
d. Agglutination
e. Immunoprecipitation
f. Western blotting
g. Passive versus active immunodiffusion
h. Flow Cytometry-assisted Cell Sorting (FACS)
Preparar um breve trabalho (Máximo 2 páginas) onde descreva os princípios e aplicações destas técnicas, com especial ênfase nas suas diferenças, limitações, vantagens,…