Holografia

4 Abril 2022, 12:00 José Manuel Rebordão

Tipos e principais características dos materiais para registo de hologramas, e seu impacto na escolha dos parâmetros operacionais. Hologramas de amplitude e de fase.

Função de transferência de materiais holográficos (relação t(E)) tendo em vista garantir um registo linear do padrão de exposição. Relevância da razão  entre as intensidades das ondas objecto e referência.

Relação entre geometria, o valor máximo dos ângulos entre feixes e a diferença entre percursos ópticos das duas ondas, tendo em vista a resolução do suporte e o comprimento de coerência da onda utilizada.

Efeitos de variações de fase não controladas na estabilidade do padrão de interferências, face à necessidade de impedir o movimento do padrão de uma quantidade de uma fracção do comprimento de onda. Diferenças entre os hologramas de reflexão e de amplitude.

Efeitos práticos das vibrações mecânicas da montagem, vibrações induzidas pela convecção atmosférica, transmitidas do subsolo para a mesa e desta para os componentes que determinam a geometria, e relevância dos amortecedores usados.

Ana´lise, em concreto, da montagem de Denysuik, que tinha sido objecto da aula PL anterior, à luz de todos estes factores.